EXTENSÃO

FAZENDO A DIFERENÇA NA SOCIEDADE

 

EXTENSÃO

Na FDV, a Extensão é entendida como um conjunto de atividades que estabelecem uma interação produtiva entre academia e sociedade, e por meio da qual a comunidade acadêmica consegue gerar impactos positivos no ambiente social em que está inserida.

Essa dinâmica é fundamental para que FDV cumpra seu papel enquanto instituição de ensino e pesquisa, na medida em que comprova que sua atuação possui relevância social e contribui efetivamente para o desenvolvimento da sociedade capixaba.

Assim, a Extensão significa a FDV extrapolando os limites dos seus muros para interagir de forma transformadora com a comunidade. 

SISTEMATIZAÇÃO DAS AÇÕES

 

EXTENSÃO

As ações de Extensão, integradas ao ensino e à pesquisa e de caráter interdisciplinar, são realizadas por meio de projetos de extensão, que são reunidos em programas por afinidade temática. Atualmente, os principais focos de atuação da FDV são a capacitação e a educação com vistas à inclusão, assessoria jurídica e democracia participativa.

Essas ações também são realizadas, por meio de cursos, eventos, prestação de serviços (assessorias e consultorias) e produções acadêmicas diversas, tais como estudos, intercâmbios, filmes e materiais educativos.

FORMATOS DE EXTENSÃO NA FDV:

Projetos: conjuntos de ações inter-relacionadas, envolvendo atividades interdisciplinares com tempo determinado.

Programas: conjuntos de ações permanentes realizadas com base em projetos executados e que apresentem objetivos ou diretrizes comuns.

Cursos: atividades de ensino acadêmico, técnico, cultural ou artístico, relacionadas ao interesse do público externo e a ele permitidas a participação.

Eventos: ações que envolvem organização, promoção ou atuação, implicando em apresentação pública, livre ou para público específico, objetivando a difusão de conhecimentos, processos ou produtos científicos e técnicos, tais como: congressos, seminários, simpósios, feiras, fóruns e similares.

Consultorias: atividades de caráter permanente ou eventual que compreendam a execução de atendimentos diversos, voltados diretamente para a comunidade; participação em tarefas profissionais fundamentadas em habilidades e conhecimentos de domínio da FDV; acompanhamento e pareceres a órgãos públicos e comunidades, nas áreas jurídicas e seus desdobramentos sociais.

Produções diversas: trabalhos acadêmicos, tais como estudos, intercâmbio, confecção de vídeos, filmes e materiais educativos, voltados para ações extensionistas.

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO

 

.

Elda Coelho de Azevedo Bussinguer

Atuação Profissional
. Coordenadora de Pesquisa da FDV
. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD-FDV)
. Coordenadora do Núcleo de Relações Internacionais (NRI) da FDV
. Editora da Revista Direitos e Garantias Fundamentais (PPGD-FDV)
. Coordenadora do Grupo BIOGEPE – Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Políticas Públicas, Direito à saúde e Bioética
. Membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Direitos e Garantias Fundamentais
. Membro do Conselho Científico da Sociedade Brasileira de Bioética
. Professora Associada II aposentada da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
. Livre Docente pela Universidade do Rio de Janeiro (UniRio)

Formação Acadêmica
. Doutora em Bioética pela Universidade de Brasília (UnB)
. Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV)
. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV)
. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mais Informações
Acesso o Currículo Lattes

EldaBussinguer

CONTATO

 

EXTENSÃO

Quer saber mais sobre os projetos de extensão da FDV? Entre em contato.