Prof. Renato Pacheco

 

Biblioteca

MAIOR ACERVO JURÍDICO DO
ESPÍRITO SANTO

 

BIBLIOTECA

A Biblioteca Prof. Renato Pacheco pode ser considerada um dos grandes repositórios do saber jurídico e da ciência do Direito no Espírito Santo. Isso porque ela abriga o maior acervo jurídico do estado, com mais de 14 mil títulos e 36 mil exemplares, além de revistas científicas nacionais e internacionais, conteúdos multimídia e acesso ao Portal de Periódicos da Capes. 

A estrutura da Biblioteca da FDV oferece espaços para estudo individual e em grupo, consultas e pesquisas. São mesas redondas, estações individuais e salas com isolamento acústico. O ambiente é coberto por rede wireless, disponibilizando todos os recursos necessários para utilização por estudantes, professores, colaboradores e egressos.

CONFIRA O TOUR 360º

 

BIBLIOTECA

CONHECIMENTO EM MÚLTIPLOS FORMATOS

 

ACERVO

Livros
Atualmente, são mais de 14 mil títulos e 36 mil exemplares disponíveis para consulta e/ou empréstimo.
Teses e Dissertações
275 dissertações de mestrado e 42 teses de doutorado estão disponíveis para a consulta local.
Jornais e Revistas
A Biblioteca assina diversas revistas e jornais informativos de circulação local e nacional.
Periódicos
São 216 títulos de periódicos, sendo 13 estrangeiros e 203 nacionais, totalizando 6.259 volumes. Eles estão dispostos na Hemeroteca e em ambiente virtual, catalogados e com os artigos indexados no sistema bibliotecário.
Multimídia
Os DVD´s ficam disponíveis para serem utilizadas como recurso pedagógico na apresentação de trabalhos acadêmicos ou assistidos na própria biblioteca.

BIBLIOTECA ON-LINE

 

ACERVO DIGITAL

Diversos conteúdos também estão a alguns cliques distância em plataformas que compõe a nossa Biblioteca On-line. A maioria delas é acessível por qualquer dispositivo com acesso à internet, como smartphones, tablets e notebooks. A Biblioteca On-line FDV oferece mais praticidade, dinamismo e possibilidades para as consultas do dia a dia.

INFRAESTRUTURA COMPLETA

 

ESTRUTURA

O espaço físico conta com sala de informática; espaços para consulta e organização; guarda-volumes; cabines de estudo compostas de salas para grupos e mesas individuais; Hemeroteca destinada exclusivamente ao acervo de publicações periódicas; sala destinada à gestão da Revista de Direitos e Garantias Fundamentais e das demais publicações da FDV; e sala de processamento técnico.

Salão para Consulta e Organização

Espaço de organização do acervo e disposição de 12 mesas e 50 cadeiras para consultas e estudos, além de uma área específica com terminais de consultas.

Cabines de Estudo

São 39 cabines individuais de estudo, com estrutura para uso de notebooks.

Salas de Estudo

Seis salas de estudo independentes com isolamento acústico e capacidade para grupos de até oito pessoas cada. Todas equipadas com ar-condicionado e mobiliário apropriado.

Sala de Informática

Uma sala com 6 computadores conectados à internet para pesquisas diversas.

Guarda-volumes

Armários guarda-volumes com 112 escaninhos individuais.

Hemeroteca

Sala destinada exclusivamente ao acervo de publicações periódicas.

Sala de Processamento Técnico

Sala exclusiva para processamento técnico do material bibliográfico, contendo todos os equipamentos necessários.

Sala de Publicações

Sala destinada à gestão da Revista de Direitos e Garantias Fundamentais e demais publicações da FDV.

FUNCIONAMENTO

 

BIBLIOTECA

A Biblioteca Prof. Renato Pacheco é aberta a todos os estudantes e professores da FDV, além de egressos cadastrados em nosso programa de formados.

Horários: • Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h30.

PROFESSOR RENATO PACHECO

 

HOMENAGEM

img-professor-renato-pacheco

Desde 9 de junho de 2003, a Biblioteca da FDV ganhou mais uma função especial: homenagear o professor Renato Pacheco, figura que foi de grande importância para a estrutura educacional e história cultural do Espírito Santo.

Formado em Direito e em História, e mestre em Ciências pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, o professor Renato dedicou mais de 40 anos ao magistério. Para nossa honra, parte desta trajetória se deu como professor de Sociologia da FDV.

Homem de múltiplos saberes e competência, também atuou como juiz, jornalista, pesquisador e escritor, deixando uma incalculável produção intelectual, tanto em livros como artigos publicados em periódicos.

Seu compromisso, dizia ele, sempre foi pesquisar e escrever sobre o “Espírito Santo, só sobre o Espírito Santo, basicamente o Espírito Santo”, e essa dedicação o transformou no principal escritor regionalista capixaba.

Tamanha a inspiração que a sua história nos traz, realizamos esta homenagem, ainda em vida, dando seu nome à nossa Biblioteca. Uma atitude que buscou traduzir um pouco da nossa profunda admiração.

Professor Renato Pacheco representou de forma brilhante o modelo de educador em que acreditamos: um profundo conhecedor do Direito e da dogmática jurídica (juiz de direito), com formação e atuação multidisciplinar (historiador e literato), detentor de uma grande capacidade crítica (jornalista e cidadão atento às questões políticas locais, regionais, nacionais e globais) e um capixaba apaixonado por suas raízes.

Nascido em Vitória, Espírito Santo, em 16 de dezembro de 1928, Renato Pacheco faleceu na mesma cidade em 18 de março de 2004.

Mas entre nós, ele ficará eternizado.