LER LIBERTA

 

PROJETOS DE EXTENSÃO

REMIÇÃO PELA LEITURA

 

SOBRE O PROJETO

Criado em 2018, o Ler Liberta é um projeto desenvolvido no sistema prisional capixaba, que busca oferecer uma alternativa para remição de pena pela leitura. Embora seja uma realidade consolidada em vários estados brasileiros, a remição pela leitura é ainda incipiente no Espírito Santo, razão pela qual surgiu esse projeto, fruto de uma parceria entre a FDV e o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça (SEJUS).

Como parte integrante do processo educacional, a leitura pode contribuir para a reinserção do sujeito privado de liberdade na sociedade, porque transforma e liberta, ao mesmo tempo em que motiva o desenvolvimento de valores humanos e a construção de conhecimentos.

Compreender e interpretar um texto requer saberes que precisam ser desenvolvidos e que vão muito além da simples junção mecânica de palavras ou frases. Compreender um texto é compreender a si mesmo, à sociedade e ao contexto em que se vive. Por isso, fala-se na leitura como possibilidade de ampliação da visão e reflexão sobre o mundo.

Assim, o Ler Liberta tem como principais objetivos:

. Possibilitar aos reeducandos do Sistema Penitenciário a oportunidade da remição de pena, através da leitura e confecção de resenha crítica;

. Incentivar a leitura como elemento facilitador de uma tomada de consciência de pessoas privadas de liberdade, visando a melhorar as suas condições de regresso à sociedade;

. Desenvolver a escrita como forma criativa de expressão.

A remição pela leitura é uma das formas de efetivação da remição pelo estudo, prevista no parágrafo 2o do artigo 126 da Lei de Execuções Penais, que se encontra prevista Recomendação n. 44/2013 do Conselho Nacional de Justiça. Essa Recomendação visa oportunizar aos apenados que não participam dos programas de remição pelo trabalho e pelo estudo, a atividade de leitura e produção de texto como possibilidade de remição da pena.

ETAPAS DO PROJETO

 

COMO FUNCIONA

1º ENCONTRO

Entrega da obra com instrução de informações básicas sobre projeto e orientações sobre leitura e interpretação de texto.

2º ENCONTRO

Produção de texto e respostas a questões objetivas sobre a obra. Após a produção dos textos, os membros do projeto avaliam os trabalhos produzidos, observando os aspectos relacionados à compreensão e compatibilidade do texto com o livro trabalhado.

3º ENCONTRO

Roda de debate referente à obra e às redações produzidas, buscando refletir sobre os aspectos positivos que possam contribuir para reinserção social do leitor e os pontos que precisam ser melhorados nas produções.

O resultado da atividade é enviado pela Unidade Prisional, por ofício, ao juiz da Execução Penal, para que este decida sobre o aproveitamento a título de remição da pena.

REGISTROS

 

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COORDENAÇÃO

 

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Juliana Ferrari de O. Pagani

Atuação Profissional
. Professora

Formação Acadêmica
. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP
. Mestre em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP
. Especialista em Língua Inglesa pela Universidade Federal do Espírito Santo, UFES
. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo, UFES

Mais Informações
Acesso o Currículo Lattes

Juliana Ferrari

CONTATO

 

EXTENSÃO

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