A MAIOR COMPETIÇÃO
JURÍDICA DO BRASIL

 

OJU

Um tema ligado aos Direitos Humanos nas mãos e o desafio de criar e defender uma solução diante de uma banca formada por experts. Essa é a dinâmica que a Olimpíada Jurídica Universitária (OJU) coloca para estudantes de Direito de todo o país. Como uma legítima competição em equipes, na OJU graduandos em Direito têm uma oportunidade de vivenciar uma experiência única que vai testar conhecimentos jurídicos e contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades importantes para a carreira jurídica. É preciso pesquisar, montar um caso embasado por Leis existentes, argumentar e convencer a banca (ah, e fazer tudo isso melhor que as equipes concorrentes). Bem-vindos à maior competição jurídica para estudantes do Brasil!

REGRAS DO JOGO

 

EQUIPES

As equipes devem ser formadas por quatro (04) estudantes regularmente matriculados em cursos de Direito de Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o Brasil. Todos os integrantes da equipe devem ser de uma mesma instituição, mas não precisam estar no mesmo período/semestre. Não há limite de equipes por IES.

LÍDER

Para facilitar a comunicação entre a FDV e os participantes, um integrante da equipe deverá ser escolhido como LÍDER. A indicação da liderança deve acontecer já no momento da inscrição.

ETAPAS DA
COMPETIÇÃO

 

OJU

1ª FASE – ON-LINE
Composta por uma prova de múltipla escolha com 30 (trinta) questões realizada em ambiente on-line e de forma simultânea por todas as equipes. Cada equipe receberá senha para acessar o ambiente em data e horário previamente fixados e terão 04 (quatro) horas para realizar e prova.

2ª FASE – ON-LINE
Composta por uma prova discursiva com 02 (dois) problemas, que é realizada em ambiente on-line e de forma simultânea por todas as equipes classificadas na 1ª fase. Cada equipe receberá senha para acessar o ambiente em data e horário previamente fixados e terão 03 (três) horas para realizar e prova.

3ª FASE – PRESENCIAL
As equipes finalistas terão que elaborar uma proposta de solução jurídica para um caso prático e realizar a apresentação oral para uma banca de experts. A apresentação deve durar entre 40 e 60 minutos, considerando o tempo para arguição da banca. O caso será disponibilizado para as equipes finalistas com 15 (quinze) dias de antecedência da apresentação oral.

DATAS | OJU 2021

1ª FASE
A DEFINIR

2ª FASE
A DEFINIR

3ª FASE
A DEFINIR

PREMIAÇÕES

 

OJU

As premiações podem variar a cada edição. Confira o regulamento da edição em que irá se inscrever.

FINALISTAS

 

1º LUGAR
Notebooks – para integrantes
Troféus – para integrantes e para a IES

2º LUGAR
Amazon Kindle Paperwhite E-reader – para integrantes
Troféus – para integrantes

3º ao 6º LUGARES
Caixas de Som Bluetooth – para integrantes
Troféus – para integrantes

HISTÓRICO

 

OJU

IRealizada pela primeira vez em 2006, a Olimpíada Jurídica Universitária (OJU) começou como uma competição interna, voltada para os alunos da Faculdade de Direito de Vitória (FDV). O sucesso imediato do projeto fez com que a instituição percebesse o grande potencial para extrapolar os muros da faculdade, contribuindo para a formação das novas gerações de bacharéis em Direito.

Logo no ano seguinte, em 2007, a competição foi aberta a estudantes de outras IES do Espírito Santo. Em 2008, foi a vez de tornar a OJU uma competição nacional. Desde então, ela vem sendo promovida anualmente pela FDV com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), alcançando destaque nacional e recebendo equipes de diversas instituições do Brasil.

Com a proposta de explorar temáticas jurídicas ligada aos Direitos Humanos, a OJU atrai estudantes de todo o Brasil em busca de oportunidade para exercitarem suas capacidades de trabalho em grupo, oratória e argumentação. O formato inovador rendeu à OJU a edição de 2011 do prêmio “Top Educacional Professor Mário Palmério”, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). A premiação é destinada às instituições de ensino superior que apresentam propostas inovadoras, com resultados comprovados.

Confira as PROVAS ANTERIORES.

GALERIA DE VENCEDORES

 

OJU

14ª EDIÇÃO – 2019

XX Equipes – XX Estados

 

1º Lugar – Equipe ALOÍSIO KROHLING – Faculdade de Direito de Vitória (FDV-ES)
2º Lugar – Equipe VELHO CHICO – Universidade do Estado da Bahia (UNEB-BA)
3º Lugar – Equipe – FOCONUDELL – Faculdade de Direito de Vitória (FDV-ES)

Anterior
Próximo

13ª EDIÇÃO – 2018

50 Equipes – 18 Estados

 

1º Lugar – Equipe PAGU – Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ)
2º Lugar – Equipe LUIZ GAMA – Universidade do Estado da Bahia (UNEB-BA)
3º Lugar – Equipe TRJ2 – Centro Universitário de Cascavel (UNIVEL-PR)

Anterior
Próximo

QUEM PARTICIPOU

 

OJU