NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA - NPJ

PRÁTICA JURÍDICA COM RETORNO PARA A SOCIEDADE

 

NPJ

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da FDV é um espaço onde os estudantes exercitam a prática profissional por meio da atuação em casos reais, sob a orientação e supervisão de profissionais experientes. Estruturado para realização das atividades de prática jurídica real e prática jurídica simulada, o NPJ promove de forma vivencial o desenvolvimento das profissões jurídicas e de habilidades interpessoais importantes por meio do atendimento ao público. 

Além de funcionar como um grande ambiente de aprendizagem prática, o NPJ também realiza uma valiosa prestação de serviços à comunidade da Grande Vitória, cumprindo uma função social importante para a formação humanística e cidadã dos futuros profissionais do Direito e que corrobora com a posição construtiva e colaborativa que a FDV faz questão de assumir dentro da sociedade capixaba. Anualmente, o NPJ da FDV aceita cerca de mil novos casos.

ÁREAS DE ATENDIMENTO GRATUITO

 

NPJ

icone-area-atendimento-gratuito-direito-civil
Direito Civil
Direito de Família
icone-area-atendimento-gratuito-direito-trabalho
Direito do Trabalho
icone-area-atendimento-gratuito-direito-previdenciario
Direito Previdenciário

APRENDENDO COM PROCESSOS REAIS

 

PRÁTICA PROFISSIONAL

As atividades das disciplinas de Prática Jurídica Real e Simulada ganham vida a partir do 6º período do curso. Com a supervisão de professores-orientadores, os estudantes realizam atendimentos ao público, enfrentando casos reais nos quais eles precisam atuar em todas as etapas dos processos, acumulando experiências profissionais importantes para a formação jurídica.

Para complementar e intensificar esse aprendizado vivencial, a FDV possui convênios que permitem a realização de atividades em contextos reais. Atualmente, fazem parte das conveniadas instituições como o Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES).

ADVOGADOS RESPONSÁVEIS

 

NPJ

INFORMAÇÕES

 

NPJ

Quem pode ser atendido:

Residentes em Vitória com renda familiar de até 3 (três) salários mínimos.

Como agendar atendimentos:
• Agendamento suspenso devido a pandemia COVID-19.

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.