O lançamento do livro “TERRORISMO À BRASILEIRA – A guerra é real. A cegueira é legal”, do professor da FDV Carlos Eduardo Lemos, realizado no dia 14 de agosto de 2025, lotou o auditório Alexandre Martins. Alunos, professores, autoridades e convidados compareceram em peso para prestigiar o evento, que marcou o primeiro lançamento oficial da obra.
Entre os presentes, estiveram Ricardo Goretti, Diretor Acadêmico da FDV; Elda Bussinguer, coordenadora do Mestrado e Doutorado (PPGD FDV); e Ivana Bonesi, Coordenadora do Curso de Graduação em Direito da FDV, além de diversas autoridades e representantes da comunidade acadêmica e jurídica.
A obra é resultado de pesquisas e experiências do autor tanto no Judiciário, como magistrado, quanto na academia jurídica, e reflete sobre o avanço das facções criminosas no Brasil e os desafios enfrentados pelas instituições para reconhecer e enfrentar essa realidade. Ao longo do livro, o professor propõe uma análise crítica da Lei Antiterrorismo (Lei 13.260/2016), questionando sua efetividade diante das ameaças concretas à segurança pública.
TERRORISMO À BRASILEIRA é fruto de um estudo em direito comparado e nasce de um inconformismo com uma legislação considerada inócua diante da complexidade do problema. O livro propõe um debate urgente e é direcionado a juristas, pesquisadores, operadores da segurança pública e autoridades políticas.
A publicação conta com dois prefácios assinados por nomes de destaque do Judiciário brasileiro: Ivana David, Desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), e Alexandre Abrahão Dias Teixeira, Juiz da 3ª Vara Especializada em Crime Organizado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).



