NOTÍCIAS

FDV tem quatro trabalhos apresentados em congressos em Portugal

Professores, alunos e egressos do Programa de Mestrado e Doutorado (PPGD) da FDV apresentaram trabalhos no XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro (CONLAB) e no 3º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa, que ocorreram simultaneamente em Coimbra, Portugal.

Ambos configuram o maior evento mundial em língua portuguesa acerca das questões da desigualdade social e celebraram, este ano, 30 anos do primeiro encontro. Os eventos reuniram investigadoras e investigadores do espaço luso-afro-brasileiro, a que mais tarde se juntou Timor-Leste. Neste ano, o lema foi “Utopias pós-crise. Artes e saberes em movimento”.

A FDV esteve representada por trabalhos da professora Gilsilene Passon, e por alunos que fazem parte do Grupo de Pesquisa “Invisibilidade social e energias emancipatórias em Direitos humanos” coordenado pela professora; do Mestrado e Doutorado, inclusive do DINTER com a Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA, no Ceará; além de egressa.

“Neste congresso, o desafio fundamental remete para a possibilidade, e a necessidade, de identificar, através das artes e saberes em movimento, instrumentos que permitam o confronto e a ultrapassagem dos desafios associados às recorrentes situações de conflito, discriminação e desigualdade que marcam as sociedades contemporâneas em todo o globo”, explica professora Gilsilene.

Confira abaixo os trabalhos apresentados por membros da FDV:

Limites conceituais entre a libertação e emancipação: construção decolonial da diferença.
Autoras: Gilsilene Passon e Priscila Tinelli (Egressa do Doutorado)

A necessidade de readequação da formação dos operadores do direito para uma efetiva atuação profissional
Autoras: Gilsilene Passon e Gabriela Sufiati Turra (Egressa do Mestrado)

O abandono do idoso como prática social: o dever de cuidado do idoso sem vínculos afetivos familiares
Autoras: Gilsilene Passon e Kelly Coelho Silva (Doutoranda Dinter)

O Direito à gratuidade de transporte e o Estatuto do Idoso: uma ferramenta para efetivar a liberdade de locomoção
Autoras: Gilsilene Passon e Emanuela Guimarães Barbosa Costa (Doutoranda Dinter)

Leave a Comment