NOTÍCIAS

55º Café, Direito e Literatura da FDV com debate sobre Música & Direito

No dia sete de novembro de 2025, a FDV realiza o 55º Café, Direito e Literatura, tendo como eixo central a obra “Música & Direito”, de José Roberto de Castro Neves. O encontro será das 15h às 18h, no Motor Rockers (R. João da Cruz, 241, Praia do Canto, Vitória).

Nesta edição, serão debatidos três textos da obra: “Brasil Pandeiro: a identidade jurídica brasileira em contraposição aos estrangeirismos” (Chico Mussnich), “Freewill, do Rush” (Gustavo Binenbojm) e “Direito, Música e Não Música” (Tercio Sampaio Ferraz). A proposta é aproximar literatura, música e Direito em um espaço de reflexão crítica, diálogo interdisciplinar e trocas de experiências.

As vagas são limitadas e abertas a alunos da FDV de todos os níveis, professores e interessados em geral. As inscrições podem ser feitas pelo site: fdv.br/cafe  

Sobre o Projeto Café, Direito & Literatura

Criado em 2008 pelo professor Nelson Camatta Moreira, o projeto chega à sua 55ª edição com o objetivo de promover um espaço de reflexão e diálogo entre o Direito e a Literatura. Ao longo de sua trajetória, tem buscado explorar como a literatura pode ampliar a compreensão sobre temas jurídicos e sociais, estimulando uma leitura crítica e multidisciplinar.

Integrado ao Grupo de Pesquisa Teoria Crítica do Constitucionalismo, do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/FDV), o Café também contribui para o desenvolvimento das habilidades interpretativas e de comunicação dos participantes, criando um ambiente de troca enriquecedora entre alunos, professores e público externo.