NOTÍCIAS

Seminário de Estudos Criminais anuncia datas dos encontros 2021/2

O Grupo de Pesquisa Direito Sociedade e Cultura já tem a programação do Seminário de Estudos Criminais – SEC para o semestre 2021/2. O projeto tem a coordenação dos professores André Filipe Reid e Raphael Boldt.

Serão dois encontros que acontecerão nos dias dos Grupos de Pesquisa, às sextas-feiras, das 11h30 às 13h10, via plataforma Microsoft Teams.

No dia 13 de agosto, o palestrante do SEC será o professor Augusto Jobim do Amaral, com o tema: “Poder Punitivo: dispositivo prático, situações estratégicas e resistências ao governo da punição”.

Augusto é Professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Criminais e em Filosofia, ambos da PUCRS. Pós-Doutor em Filosofia Política pela Università degli Studi di Padova – ITA; Doutor em Altos Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra – POR e Doutor em Ciências Criminais pela PUCRS.

Já no dia 01 de outubro, a convidada será a professora Ana Cláudia de Pinho, que trará o tema: “Garantismo e a (des)razão de punir”. Ela é Doutora em Direito, Professora de Direito Penal da UFPA (graduação e PPGD), Promotora de Justiça do MPPA e coordenadora do Grupo de Pesquisa “Garantismo em Movimento”.

Saiba mais sobre o SEC

Vinculado ao Grupo de Pesquisa da FDV “Direito Sociedade e Cultura” e inspirado nos tradicionais seminários permanentes desenvolvidos nas universidades alemãs, o Seminário de Estudos Criminais – SEC, visa estudar e compreender as Ciências Criminais desde uma perspectiva humanista e democrática.

Com a participação de professores externos, o SEC surgiu no ano de 2020, como uma oportunidade ímpar, capaz de fornecer aos participantes uma visão geral das principais ideias e trabalhos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, vinculados a diversas instituições e com distintas perspectivas.

O SEC conta com dois encontros semestrais, sempre nos horários e no espaço do GP. Na condição de seminário permanente, a proposta é ocupar um importante espaço na FDV e no estado do Espírito Santo, tornando-se uma referência para a discussão e a realização de trabalhos interdisciplinares e com uma visão crítica das Ciências Criminais.

Leave a Comment