NOTÍCIAS

Professores visitantes internacionais passam a integrar PPGD FDV

O Programa de Mestrado e Doutorado – PPGD FDV agora conta com professores visitantes internacionais de diversas partes do mundo como Alemanha, Argentina e Uruguai. São cinco novos nomes que passam a integrar um corpo docente já formado por docentes do mais alto nível de formação e excelência. São eles: Gabriel Ignácio Anitua, Klaus Günther, Maximo Sozzo, Raúl Cervini e Sebastian Scheerer.

De acordo com a coordenadora do PPGD FDV, Elda Bussinguer, os professores visitantes estão vinculados à grandes e importantes instituições estrangeiras e a chegada deles têm como objetivo marcar mais uma etapa do projeto de internacionalização do PPGD, além de promover e ampliar a consolidação de áreas e linhas de pesquisa. Eles ficarão vinculados ao Grupo de Pesquisa Sistema Penal e Segurança Pública coordenado pelo professor Raphael Boldt.

“Nosso programa conta hoje com várias conexões e importantes parcerias institucionais internacionais. Esse contato constante com professores de outras universidades estrangeiras tem proporcionado oportunidades de estreitamento dos laços com grandes referências acadêmicas por todo o mundo, além de promover intercâmbio de pesquisas e de nossos alunos em âmbitos internacionais”, disse.

Com a chegada dos professores visitantes ao PPGD FDV, paralelamente já estão sendo planejadas aulas, encontros e atividades nos mais diversos Grupos de Pesquisa.

Saiba mais sobre os professores visitantes:

Gabriel Ignácio Anitua (Argentina)

Professor Titular de Direito Penal e Política Criminal e Investigador (UNPaz). Professor Adjunto Regular de Direito Penal e Criminologia (UBA). Director do Doutoramento em Direitos Humanos (UNLa). Até setembro de 2022 foi Defensor Público Oficial perante os Tribunais Penais Orais da Capital Federal (Defensoria nº 7) nomeado com a concordância do Senado da Nação pelo Decreto Presidencial nº 1124 de 13 de agosto de 2013. Ingressou na carreira do Conicet como investigador independente em 2023.

Klaus Günther (Alemanha)

Estudou Filosofia e Direito em Frankfurt am Main. 1983 a 1996 foi assistente de investigação e assistente universitário em Frankfurt am Main, entre outros, num grupo de trabalho sobre teoria jurídica financiado pelo DFG no âmbito do Programa Leibniz sob a direção de Jürgen Habermas (1986-1990). Professor convidado de Direito Penal Comparado na Buffalo Law School (State University of New York), 2001 Visiting Fellow no Corpus Christi College em Oxford, Professeur invité na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Maison des Sciences de l’Homme) em Paris e Professor convidado no Departamento de Direito da London School of Economics. Desde 1998, membro da Direção da Secção Alemã da Associação Internacional de Filosofia do Direito e Filosofia Social (IVR). Desde 2001, membro do Conselho de Investigação do Instituto de Investigação Social em Frankfurt am Main. Presidente do Grupo de Excelência 243 “Formação de Ordens Normativas”. Professor de Direito Penal, Direito Processual Penal e Teoria do Direito da Goethe-Universität (Frankfurt am Main).

Maximo Sozzo (Argentina)

Advogado e Doutor em Direito.  Professor de Sociologia e Criminologia na Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidad Nacional del Litoral (Santa Fé, Argentina). Diretor do Mestrado em Criminologia e do Programa Crime e Sociedade na mesma universidade. É Professor Adjunto na Escola de Justiça, Universidade de Tecnologia de Queensland, Austrália. Foi Fellow do Straus Institute for the Advanced Study of Law and Justice, School of Law, New York University, Estados Unidos. Foi professor visitante nas seguintes universidades: Bolonha (Itália), Barcelona (Espanha), Central European (Hungria), Hamburgo (Alemanha), Toronto (Canadá), San Carlos (Guatemala), Los Andes (Colômbia), UNES (Venezuela), FLACSO Equador (Equador), Central de Chile (Chile), Andina Simon Bolivar (Bolívia). É Coordenador do GT 39: “Pós-neoliberalismo e políticas de controlo da criminalidade na América do Sul”, Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (2013-2016).

Raúl Cervini (Uruguai)

Advogado, professor de Direito Penal na Faculdade de Direito da Universidade da República (Uruguai) e professor de Direito Penal na Faculdade de Direito da Universidade Católica (Uruguai). PhD na Universidade de Salerno (Itália). Doutor em Direito e Ciências Sociais. Mestre em Delinquência Econômica Contemporânea pela Universidade da Flórida (EUA). Diretor do Departamento de Direito Penal da Universidade Católica. Professor de pós-graduação em Direito Penal Econômico no ISEDE e na Universidade de Montevidéu. Membro do Conselho de Doutorado da Universidade de Salerno. Membro da Academia Lombarda de Direito Penal. Nas áreas empresarial e bancária, é Especialista em Direito Penal, Econômico e Financeiro, Direito Penal Tributário, Cooperação Penal Internacional, Análise de Riscos Empresariais e Consultoria de Compliance a nível nacional e internacional. Além disso, é professor convidado e conferencista regular em vários centros académicos e universidades na América e na Europa.

Sebastian Scheerer (Alemanha)

Professor Emérito de Criminologia da Universidade de Hamburgo, Alemanha. Pós-doutor pela Universidade de Frankfurt (Goethe-Universität). Diretor do Instituto de Pesquisa Social e Criminologia da Universidade de Hamburgo (1995-2014). Codiretor do grupo de trabalho sobre reabilitação e prevenção da Universidade de Hamburgo (2013 até o presente). Professor interino de ressocialização e reabilitação da Universidade de Bremen (1981-1982). Parecerista e autor de inúmeras obras traduzidas para diversos idiomas.

Leave a Comment