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Primeiro encontro sobre Educação Jurídica movimenta a FDV

O primeiro encontro de Educação Jurídica – ENEJUR movimentou a FDV nesta quinta-feira, 12 de maio de 2022. Com a organização do Núcleo Docente Estruturante – NDE FDV, o evento, que ocorreu em formato híbrido, debateu os impactos da evolução tecnológica nos processos de ensino e aprendizagem jurídica, discutindo e propondo inovações metodológicas que incorporem novas tecnologias e incluam na formação o desenvolvimento de competências importantes para o profissional que vai atuar em cenários ainda mais transformados pela era digital.

“Eventos como o Enejur qualificam, prestigiam e projetam o trabalho do nosso corpo docente: o maior patrimônio da FDV. Neste encontro, movimentamos professores, mestrandos, doutorandos e graduandos de muitas instituições, recebendo com muita alegria pessoas, profissionais e trabalhos de todos os cantos do Brasil. Tivemos o lançamento de obras, que foram prestigiadas por toda a comunidade acadêmica, e no encerramento, uma roda de conversa com a professora Jeciane Golinhaki, nos brindou com lições e provocações transformadoras. A socialização das experiências relatadas confere a projeção nacional às nossas práticas pedagógicas e demonstram o engajamento e a consolidação da nossa instituição como referência na educação jurídica nacional”, disse o diretor acadêmico e coordenador Ricardo Goretti.

A abertura aconteceu às 16h, com a apresentação de 39 resumos de participantes de vários estados do Brasil como AP; CE; ES; MG; PB; PR; PI; RJ; RS; SC; SE; SP, além de representantes da comissão de ensino jurídica da OAB/ES, divididos em três Grupos de Trabalho sobre Metodologias ativas e desafios na Educação Jurídica, Educação Jurídica e inovação e Educação Jurídica e arte.

Os GTs foram coordenados pelos professores Ricardo Goretti, Ivana Bonesi, Camilla Vazzoler, Gilsilene Passon, Nelson Camatta e Bruno Costa. A integração e o diálogo acerca dos desafios da inovação nos cursos de Direito por todo o Brasil e países da Itália e de Portugal, foi o ponto alto da socialização de pesquisas e experiências relacionadas à educação jurídica.

Em seguida, um aconchegante lançamento coletivo de livros movimentou a Praça da Mangueira no Campus da faculdade. Foram lançadas nove obras de alunos e professores da FDV. A integração e a descontração em uma noite de autógrafos com a presença de diversos autores foi um dos destaques do evento.  

A programação ainda contou com uma roda de conversa com a convidada Jeciane Golinhaki, que trouxe uma vivência pautada na “educadora jurídica que empreende e empreendedora que educa”. Ela é reconhecida pelo trabalho no campo da aprendizagem ativa para estudantes do ensino superior, e ampla experiência na área, sendo autora de livros e do Método PACES – caminhada docente para aulas extraordinárias.

“O I ENEJUR teve como um de seus objetivos promover um encontro para discutir os desafios e experiências relacionadas à inovação nos cursos de Direito. Foi de grande relevância também para a socialização de pesquisas e experiências relacionadas à educação jurídica de docentes, coordenadores de curso e pesquisadores em geral que se debruçam sobre o fazer pedagógico nas faculdades de Direito e os caminhos para seu aperfeiçoamento. Além disso, constituiu-se também como mais uma oportunidade criada pela FDV para a formação continuada dos nossos professores e já estamos ansiosos pelo II ENEJUR!”, disse a professora Gilsilene Passon sobre os resultados do evento.

Já a coordenadora adjunta da FDV, Ivana Bonesi, destacou os pontos altos do evento. “Foi um encontro muito produtivo, reunindo trabalhos, ideias e propostas de alunos, professores e coordenadores que trouxeram contribuições significativas e que provocaram reflexões acerca da necessidade de mudanças positivas e atualizações importantes no cenário da educação jurídica. Tivemos a oportunidade de celebrar o lançamento de obras de professores da casa, duas delas exclusivas sobre a educação jurídica, que demonstram a afirmação da FDV no cenário propositivo das transformações que impulsionam a educação. Ao final, fomos presenteados com a fala da professora Jeciane, que nos trouxe o seu olhar pragmático acerca da necessidade do alinhamento das práticas docentes conectada com o mercado”.

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