NOTÍCIAS

Obra premiada com Jabuti será tema do 1º Café, Direito e Literatura de 2022-2

A abertura dos encontros do Café, Direito e Literatura do semestre 2022-2 será no dia 16 de setembro de 2022, às 16h, com a obra “O avesso da pele” de Jeferson Tenório, escolhida pelo Prêmio Jabuti de Literatura do Brasil em 2021.

O encontro, que já está em sua 47ª edição acontecerá em novo local, no Mucane (Museu Capixaba do Negro), no Centro de Vitória, e é aberto a toda comunidade acadêmica da FDV, desde alunos da Graduação a partir do 1º período, Especialização, Mestrado e Doutorado, além de público externo, porém as vagas são limitadas. O requisito para participar do encontro, é a leitura da obra.

De acordo com o professor Nelson Camatta Moreira, coordenador do projeto, a obra literária é riquíssima e, dentre outras coisas, possibilita uma profunda discussão sobre racismo, educação, desigualdades sociais e relações humanas afetivas. “É possível, além da crítica literária, transitar pelo Direito e por outros campos do saber como a Filosofia, a Sociologia e a Psicnálise”, disse.

As inscrições gratuitas estão abertas no link a seguir: https://www.fdv.br/cafe/

Saiba mais sobre o projeto:

O “Café, Direito e Literatura” já se encontra em desenvolvimento na FDV desde o ano de 2008 sob a coordenação do professor Nelson Camatta Moreira, e é um projeto de extensão cuja atividades estão inseridas nas Trilhas do Direito da FDV.

A cada encontro, pretende-se aprofundar as interfaces existentes entre o Direito e a Literatura, a partir da análise de obras literárias, possibilitando a abertura de um novo campo para a realização de estudos e pesquisas jurídicas, e difundir, mediante o diálogo entre as comunidades acadêmicas do Direito e da Literatura, a reflexão acerca da capacidade da narrativa literária de auxiliar os juristas na árdua tarefa de compreender/interpretar/aplicar o direito, relacionado ficção e a realidade social e jurídica.

A atividade é desenvolvida em parceria com a Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória, Rede Brasileira de Direito e Literatura (RDL), Grupo de Pesquisa CNPq/FDV Teoria Crítica do Constitucionalismo e Rede de Pesquisa Estado e Constituição. 

Leave a Comment