NOTÍCIAS

FDV realiza 54º Café com obra de Luís Antônio Simas no Estádio Salvador Costa

A 54ª edição do projeto de extensão Café, Direito e Literatura, vinculado ao Grupo de Pesquisa do Programa de Mestrado e Doutorado – PPGD da FDV, “Teoria Crítica do Constitucionalismo”, proporcionou um encontro diferenciado e inspirador no último dia 16 de maio de 2025: realizado nas arquibancadas do Estádio Salvador Costa, casa do Vitória Futebol Clube, em Vitória, o encontro teve como fico um debate sobre a obra: “Maracanã: quando a cidade era terreiro”, de Luís Antônio Simas.

A leitura da obra foi o ponto de partida para uma rica discussão que superou o universo do futebol, abordando questões fundamentais da cultura brasileira, como política, desigualdades, direitos humanos e religiosidade popular. O ambiente simbólico do estádio reforçou a conexão entre o espaço do jogo, da coletividade e da expressão cultural com os debates jurídicos e sociais.

O professor Nelson Camatta, coordenador do projeto, agradeceu ao Diretor Rafael, do Vitória Futebol Clube, pela calorosa acolhida desde o primeiro contato, e a todos os estudantes, professores e convidados que estiveram presentes — trocando o tradicional cafezinho por pipoca e amendoim, em um encontro marcado por interação e reflexão.

A atividade foi gratuita, aberta ao público e contou com inscrições prévias pelo site da FDV.

Sobre o Projeto Café, Direito & Literatura

O projeto Café, Direito & Literatura, criado em 2008 pelo professor Nelson Camatta Moreira, tem com o objetivo promover um espaço de reflexão e diálogo entre o Direito e a Literatura. Ao longo de todas as edições, o projeto tem buscado explorar como a literatura pode ampliar a compreensão sobre temas jurídicos e sociais, estimulando uma leitura crítica e multidisciplinar.

Integrado ao Grupo de Pesquisa Teoria Crítica do Constitucionalismo, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) da FDV, o projeto também contribui para o desenvolvimento das habilidades interpretativas e de comunicação dos participantes, criando um ambiente de troca enriquecedora entre alunos, professores e o público.