NOTÍCIAS

Clínica de Direitos Humanos da FDV realiza atividade em escola

A Clínica de Direitos Humanos da FDV, lançada oficialmente no Seminário Internacional nesta quarta, 08 de outubro de 2025, já está desenvolvendo atividades, e esteve na Escola Irmã Maria Horta para uma ação formativa com o tema “Trabalho escravo: ontem e hoje, preconceito e trabalho na atualidade”.

A atividade promoveu diálogo com estudantes sobre direitos humanos, história e permanências do trabalho escravo no Brasil, formas contemporâneas de exploração laboral e os impactos do preconceito nas relações de trabalho e na vida nas cidades.

A ação contou com a participação da doutora Marcela Bussinguer, professora responsável pela atividade e pesquisadora vinculada ao projeto internacional FLEE-ASSET e egressa da FDV, que conduziu dinâmicas e reflexões com foco em trabalho decente, prevenção de violações e canais de proteção, além das alunas da Graduação: Gabrielle Rimes Duarte, Isabella Nascimento Assunção, Thais Muniz da Silva Gerhardt e Yasmin Miranda Mayerhofer.

A proposta visa aproximar ensino, pesquisa e extensão, levando a temática dos direitos humanos para escolas e comunidades por meio de atividades educativas e interdisciplinares.

A iniciativa está inserida nas ações do projeto internacional FLEE-ASSET – Fighting Labour Exploitation through Education – Agricultural Sector Specialist Training (Combatendo a Exploração Laboral através da Educação – Formação de Especialistas no Setor Agrícola), do qual a FDV participa como instituição pesquisadora. A coordenação na FDV é do professor José Luis Bolzan de Morais (PPGD FDV).

O FLEE-ASSET é uma rede internacional que reúne universidades da Europa (Espanha, Itália e Portugal) e da América Latina (Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina), com cofinanciamento da União Europeia (European Education and Culture Executive / ERASMUS-EDU-2023-CBHE). Seu objetivo é desenvolver ferramentas educativas e programas de formação voltados ao enfrentamento do trabalho forçado, do tráfico de pessoas e das situações de vulnerabilidade que atingem especialmente migrantes e povos indígenas.