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Atividade conecta Constituições com a história da música brasileira

Com o objetivo de conectar os estudos das sete Constituições com a história da música brasileira, com seus ritmos e representantes, o professor Nelson Camatta Moreira promoveu, com alunos do 1º período da FDV, uma atividade transdisciplinar na disciplina de Estado e Constituição.   

A atividade contou com a presença do convidado, Rodrigo Francisco de Paula, que é pós-doutorando da FDV, e procurador do Estado do Espírito Santo. Ele trouxe para sala de aula vídeos ilustrando a história da música brasileira, com interfaces com os textos constitucionais de 1824, 1891, 1934, 1937, 1946, 1967 e 1988, que segundo o professor Nelson, “proporcionou a possibilidade de os alunos transcenderem os limites formais do Direito, sem negá-lo, aproveitando as muitas interseções com a arte, no caso a música”, disse.

Para o aluno Murylo Gomes Cordeiro, “a atividade foi uma aula de grande aprendizagem, onde conseguimos trazer a luz do tema a história das Constituições brasileiras de um jeito diferente, criando uma interação entre o Direito e a música, trazendo uma experiência nova para o Direito, estudando e analisando cada período constitucional e cada música naquele período social. Vimos como a música, assim como as Constituições nos ajudam a entender dados períodos da nossa sociedade”, disse.

Já a aluna Victoria Rubia Moschen, disse que “ao pensar o Direito, por vezes, vem à mente algo extremamente tradicional e que concede pouca abertura de interação com outras áreas. No entanto, através da atividade que conectou Constituições e a história da música foi possível ver o quanto o Direito pode ser, e é interdisciplinar. Para mim, entusiasta da música, foi uma surpresa extremamente enriquecedora a oportunidade de observar as semelhanças entre esses termos que são, aparentemente, tão distintos, mas que se refletem um no outro no decorrer da história”, disse.

A atividade ainda será explorada pelos alunos em pesquisas para a apresentação de relatórios, com a apreciação crítica, para as avaliações do segundo bimestre.

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