No dia 6 de maio de 2025, os alunos das turmas A e B do 1º período participaram de uma atividade prática e imersiva promovida pela professora Gilsilene Passon, dentro da disciplina História, Cultura e Instituições do Direito.
A atividade consistiu em uma simulação de audiência judicial seguida de uma sessão de mediação, ambas baseadas em um caso fictício de conflito familiar. A proposta permitiu aos alunos atuarem em diferentes papéis — como magistrados, membros do Ministério Público, partes e testemunhas — vivenciando as dinâmicas reais do processo jurídico.
Na sequência, o mesmo caso foi conduzido em uma sessão simulada de mediação familiar, na qual a professora Gilsilene atuou como mediadora e os estudantes assumiram o papel das partes envolvidas. Os demais alunos acompanharam as duas simulações e participaram de um debate ao final, refletindo sobre os diferentes caminhos possíveis para a resolução de conflitos.
De acordo com a professora Gilsilene Passon, a experiência proporcionou aos estudantes uma compreensão mais ampla sobre o papel do diálogo, da escuta e da construção de consensos no campo jurídico.