NOTÍCIAS

Alunos se destacam com oito trabalhos em Seminário de Direito à Cidade no RJ

A atividade Olhar da Cidade, desenvolvida na disciplina Direito das Coisas pela professora Renata Paganoto, voltou a gerar excelentes resultados acadêmicos. Pelo terceiro ano consecutivo, resumos expandidos produzidos pelos estudantes da FDV foram aprovados no Seminário Nacional de Direito à Cidade da Universidade Federal Fluminense (UFF), evento realizado em 10 de novembro de 2025 e que, desde o ano passado, passou a integrar também o II Seminário Internacional de Direito à Cidade e o I Seminário de Cidades Sustentáveis, Justiça Climática e Igualdade de Gênero.

Ao todo, oito trabalhos elaborados pelos alunos do 6º período foram selecionados, representando diferentes turmas e temas ligados ao direito à cidade, sustentabilidade urbana, cultura, meio ambiente, acessibilidade e políticas públicas. Um grupo de alunos teve a oportunidade de viajar até o Rio de Janeiro para a apresentação dos trabalhos.

A seleção reforça a qualidade dos estudos desenvolvidos pelas turmas e o compromisso da FDV com a formação crítica, cidadã e conectada às problemáticas reais das cidades brasileiras.

A professora Renata Paganoto responsável pela atividade destacou o papel da Faculdade no incentivo à pesquisa e às práticas pedagógicas ativas: “Reitero meu agradecimento à FDV pela oportunidade de desenvolver o Olhar da Cidade na disciplina de Direito das Coisas.”

A FDV parabeniza todos os estudantes participantes pela conquista e pelo compromisso com a produção acadêmica de excelência.

Confira os trabalhos aprovados:

  • DA OCIOSIDADE À FUNÇÃO SOCIAL: A DESTINAÇÃO DE BENS PÚBLICOS URBANOS EM VITÓRIA/ES E OS DESAFIOS PRÁTICOS
  • REVITALIZAÇÃO DO CANAL DA COSTA: RECUPERAÇÃO E VALORIZAÇÃO À LUZ DOS ARTIGOS 225 E 182 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL
  • DO LAZER AO RISCO: A DEGRADAÇÃO DA LAGOA ENCANTADA E OS REFLEXOS DA NEGLIGÊNCIA SOCIOAMBIENTAL NA VIDA DOS MORADORES
  • URBANIZAÇÃO INDUSTRIAL, RACISMO AMBIENTAL E BIOPOLÍTICA NA PRAIA DE CAMBURI EM VITÓRIA/ES
  • OLHAR DA CIDADE: DIREITO À CIDADE E DESIGUALDADE NO ACESSO À CULTURA – O CINEMA COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO E RESISTÊNCIA EM VILA VELHA/ES
  • DIREITO À CIDADE E CULTURA POPULAR: O CARNAVAL E AS ESCOLAS DE SAMBA COMO AGENTES DE DEMOCRATIZAÇÃO URBANA
  • O PROCESSO DE “GENTRIFICAÇÃO REVERSA” NO CENTRO DE VITÓRIA: O DILEMA ENTRE O ABANDONO E A REVITALIZAÇÃO
  • ACESSIBILIDADE NAS CALÇADAS PARA CADEIRANTES: ENTRE A NORMA E A REALIDADE