Entre os dias 21 e 23 de outubro de 2025, estudantes da FDV participam de mais uma edição da Viagem Cívica a Brasília, atividade que busca aproximar os alunos do funcionamento das instituições públicas, conectando teoria e prática por meio de uma imersão nos espaços de decisão e de atuação do Direito brasileiro.
A programação incluiu visitas a órgãos do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, promovendo uma vivência interdisciplinar nos campos jurídico, político, histórico e social.
Acompanhados pela professora Elaine Fonseca e pela assessora da coordenação Elis Pilon, no primeiro dia, os estudantes visitam o Instituto Rio Branco e o Palácio do Itamaraty, onde conhecem a estrutura do Ministério das Relações Exteriores e têm contato com a formação e as atribuições da carreira diplomática. A programação do dia também contemplou visita ao Palácio do Planalto e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acompanhando sessões e conhecendo de perto a estrutura do órgão.
O segundo dia contemplou visitas ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), à OAB Federal e ao Ministério Público Federal (MPF), proporcionando aos alunos uma visão ampla sobre as diferentes esferas da Justiça e o papel de cada instituição na defesa dos direitos e na promoção da cidadania.
No último dia da atividade, o grupo visitou o Congresso Nacional, acompanhando as atividades legislativas, e encerrou o roteiro no Supremo Tribunal Federal (STF), onde os estudantes tiveram a oportunidade de compreender o funcionamento da mais alta instância do Poder Judiciário no país.
Ao falar da atividade, a professora Elaine destacou que: “Estar em Brasília com os alunos do curso de Direito da FDV foi uma experiência especial. Caminhar pelos tribunais, entrar nos gabinetes, conversar com ministros e senadores — tudo aquilo que vemos em sala de aula ganhou vida diante de nós. Ver os estudantes conectando teoria e prática, percebendo que o Direito é feito por pessoas e decisões reais, me encheu de orgulho. Foi um momento de aprendizado, de presença e de consciência sobre o nosso papel no mundo jurídico”, disse.
Já a assessora da Graduação Elis Pilon, disse que: “a experiência contribuiu para o enriquecimento acadêmico e para a compreensão do papel do Direito na consolidação da cidadania e do Estado Democrático de Direito”.
Ao falar da experiência, a aluna do 2º período, Nicole Da Silva Roquini disse que: “a viagem para Brasília foi uma experiência maravilhosa, incrível e super proveitosa. Consegui conhecer diversos lugares e o mais legal foi realmente ver os órgãos e os três poderes pessoalmente. Nessa viagem pude reafirmar minha paixão pelo Direito. E além disso, ver as sessões nos tribunais e principalmente no STF foi enriquecedor”, disse.
Já a aluna Izabela Paula Barros de Freitas, também do 2º período, destacou que: “estar em Brasília foi uma experiência acadêmica inestimável. Tivemos a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento de instituições fundamentais para o Direito e a democracia brasileira: como o STF, onde acompanhamos um julgamento, além do TSE, TST, Itamaraty, Instituto Rio Branco e o Palácio do Planalto. Cada visita ampliou minha compreensão sobre o papel das instituições e reforçou o quanto vivências como essa são essenciais para minha formação jurídica, especialmente estando no segundo período, quando cada aprendizado ajuda a construir as bases da futura trajetória profissional”, disse.
Para a aluna Thais Ribeiro Valadares, do 5º período: “A visita a Brasília foi um momento extremamente proveitoso e inspirador. Ter a oportunidade de assistir às sessões nos tribunais superiores despertou ainda mais meu interesse pela prática jurídica e pela importância do papel do advogado na defesa da justiça.
A ida ao Conselho Federal da OAB reforçou minha vontade de seguir na advocacia. Sem dúvidas, foi uma experiência enriquecedora e inesquecível, que me incentivou a continuar ainda mais dedicada nessa jornada no Direito”. 
A aluna Beatriz Reis Chagas, também contou um pouco da experiência: “visitar os núcleos do Direito em Brasília foi uma experiência marcante. Conhecer de perto instituições como o Supremo Tribunal Federal e a Procuradoria Geral da República me ajudou a entender melhor como o sistema jurídico funciona na prática. Além do aprendizado, foi inspirador ver de perto o trabalho de quem atua para garantir justiça no país. Essa visita me motivou ainda mais a seguir no caminho do Direito e a valorizar tudo o que aprendo na faculdade”, disse.
No 10º período, a aluna Isabella Marchetti Ceolin, também participou da atividade e destacou: “Minha experiência com a viagem de Brasília foi a melhor possível! Fiquei encantada com a cidade, achei diferente de tudo o que já vi aqui no Brasil! Acredito que a visita com o auxílio da FDV facilita e muito a nossa vida, porque com toda certeza não teríamos a mesma experiência se fôssemos por conta própria! Realmente, são dias únicos!”
A atividade integra as ações da FDV voltadas à formação prática e cidadã dos estudantes, reafirmando o compromisso da instituição com um ensino jurídico de excelência, conectado à realidade das instituições e aos valores democráticos que sustentam o Estado brasileiro. A FDV valoriza vivências como esta e já prepara novas edições para o próximo ano. Alunos e alunas, podem se programar: vem mais por aí!







 
															

