O lançamento do livro Olhar da Cidade: Questões de Regularização Fundiária e Urbanísticas, realizado no dia 24 de setembro de 2025, no auditório da Corregedoria-Geral da Justiça do Espírito Santo (CGJ-ES), marcou um momento de grande importância para a FDV. A obra é resultado direto do projeto de extensão Olhar da Cidade, coordenado pela professora Renata Helena Paganoto Moura, e reúne trabalhos produzidos por diversos estudantes da instituição.
O evento ganha ainda mais significado por acontecer justamente no ano em que a FDV celebra 30 anos de história, reforçando sua trajetória de excelência, inovação e compromisso social.
A cerimônia contou com a presença de alunos-autores, que prestigiaram o lançamento e celebraram a conquista coletiva, reforçando o papel da FDV na promoção de experiências acadêmicas que integram ensino, pesquisa e prática. Também estiveram presentes o diretor acadêmico Ricardo Goretti, os coordenadores Ivana Bonesi, Alessandra Albuquerque e Josiane Paiva, além do professor Rhiani Riani, apoiando e valorizando a produção científica dos estudantes.
O projeto teve início na disciplina de Direito das Coisas, ministrada pela professora Renata Paganoto, que propôs aos alunos um exercício de observação crítica do espaço urbano em seus deslocamentos cotidianos. A iniciativa estimulou a identificação de violações ao direito urbanístico, à ordem jurídica da cidade e aos direitos fundamentais.
Com uma abordagem interdisciplinar, que articula Direito, Sociologia e Antropologia, os alunos realizaram análises empíricas sobre os desafios da vida urbana, que deram materialidade à publicação coletiva.
“O livro nasce da atividade Olhar da Cidade, que introduz o Direito Urbanístico na formação a partir de uma perspectiva interdisciplinar e empírica. O objetivo é incentivar os alunos a observar criticamente o espaço urbano, unindo Direito, Sociologia e Antropologia para compreender as dinâmicas sociais e as vivências da cidade. Os artigos reunidos refletem esse aprendizado, construído pela leitura, mas também pela experiência direta do cotidiano urbano”, disse a professora Renata Paganoto.
A obra é fruto da parceria entre a FDV, a Corregedoria-Geral da Justiça do Espírito Santo (CGJ-ES) e o foro extrajudicial, sob a coordenação do desembargador Willian Silva, corregedor-geral da Justiça, e dos professores Lucas Carmo Pignaton, Renata Helena Paganoto Moura, Rodrigo Reis Cyrino e Rodrigo Santos Neves. O livro conta ainda com artigo em coautoria do ministro Paulo Dias de Moura Ribeiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O livro reúne análises que discutem temas como regularização fundiária, mobilidade, acessibilidade, ocupação do espaço público, patrimônio cultural e desigualdades socioespaciais, sempre conectando teoria e prática.
O lançamento do Olhar da Cidade representa não apenas uma conquista editorial, mas também a consolidação da FDV como espaço de formação crítica, protagonismo estudantil e compromisso com a transformação social.
Para a aluna do 10º período, Amanda Zanelato, participar do projeto “Olhar da Cidade” foi uma das maiores oportunidades que a Graduação pode proporcionar. “Antes de se concretizar em um livro, esse projeto me permitiu viajar ao Estado do Rio de Janeiro para apresentar um seminário, em uma Universidade Federal. Para além, ao se concretizar em uma obra literária, me vi em completa euforia, pois tive a oportunidade de ter meu nome em um livro tão importante na luta dos direitos sociais. O “Olhar da Cidade” é muito mais que uma obra literária, ele traduz a oportunidade de temas tão relevantes, como o acesso a moradia, o impacto dos centros culturais e os perigos do descaso à cidade, serem expostos por escritores de diversos níveis de especialização. Essa obra é motivo de muito orgulho e me sinto grata por poder contribuir com esse projeto incrível e inesquecível”, disse.
Já para Luiza Picole, também aluna do 10º período, contou que “em 2023, a professora Renata Paganoto propôs à turma a elaboração de um projeto que ultrapassava os limites da sala de aula e nos colocava em contato direto com a realidade do direito urbanístico na cidade. Desde então, eu e meu grupo nos empolgamos em desenvolver um trabalho voltado para o Centro de Vitória, tema de grande interesse comum. Participar desse projeto foi uma experiência incrível, e ver nosso artigo publicado em um livro é uma oportunidade pela qual me sinto realizada. Sob a liderança da professora Renata, esse trabalho se consolidou como uma contribuição de grande relevância, especialmente para Vitória, por oferecer um olhar mais atento e cuidadoso ao direito urbanístico local. Vivenciar a materialização desse projeto antes mesmo de concluir a graduação foi uma verdadeira conquista”, disse.
Além delas, a mestranda Ana Júlia Bof Braga, que foi aluna da professora Renata Paganoto na Graduação, destacou: “O projeto “Olhar da Cidade” tem uma grande importância na formação dos alunos da instituição, que têm a oportunidade de participar de um projeto de extensão tão humanizado. Assim como o projeto tem a intenção de colocar alunos da graduação no mundo da pesquisa e extensão, o livro copia esse espaço de troca de saberes entre pessoas com diferentes níveis acadêmicos, mostrando que a pesquisa pode ser acessível e tem espaço para todos publicarem suas ideias. Por isso, é uma honra estar e contribuir com esse espaço!”, disse.