Na manhã de 29 de outubro de 2025, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ/FDV) realizou, no Auditório Paula Castello Miguel, mais uma edição da Sessão Jurídica, espaço de debate crítico e integração entre teoria e prática. Com o tema “Quando a teoria encontra a prática: debates sobre família e processo civil”, a atividade analisou dois casos reais patrocinados pelo NPJ.
O primeiro caso tratou de competência, representação processual e tutela de urgência em ação de alimentos proposta por estudante maior de idade residente em Portugal contra o pai no Brasil, previamente exonerado do dever alimentar. O segundo caso discutiu a validade de acordo firmado sem advogado constituído, com advogado dativo em audiência de mediação no CEJUSC, no contexto de guarda, convivência e alimentos.
Participaram como convidados Renata Stauffer (advogada e coordenadora do NPJ/FDV), Carolina Romano (tabeliã e professora da FDV), Rodrigo Klippel (advogado, professor e autor) e Breno Magalhães de Oliveira (advogado, vice-presidente da Comissão de Processo Civil da OAB/ES e membro da diretoria do IBDFAM/ES). Os casos são acompanhados no NPJ pela profa. Renata Stauffer, e a sessão integrou a disciplina Teoria Geral do Processo, ministrada pela profa. Carolina Romano, com a turma do 3º EM.



