NOTÍCIAS

Pub recebe 55ª Café, Direito e Literatura da FDV sobre “Música & Direito”

No dia 7 de novembro de 2025, a FDV realizou a 55ª edição do Café, Direito e Literatura, promovendo uma tarde de diálogo e reflexão interdisciplinar sobre a relação entre música e direito, a partir da obra “Música & Direito”, de José Roberto de Castro Neves.

O encontro aconteceu no Motor Rockers, em Vitória, reunindo alunos, professores e convidados em torno de uma experiência marcada por trocas intelectuais e sensibilidade artística. Os coordenadores Ivana Bonesi (Graduação), Alessandra Albuquerque (Especialização) e Bruno Costa (EAD), marcaram presença.

Nesta edição, foram debatidos três textos da obra: “Brasil Pandeiro: a identidade jurídica brasileira em contraposição aos estrangeirismos” (Chico Mussnich), “Freewill, do Rush” (Gustavo Binenbojm) e “Direito, Música e Não Música” (Tercio Sampaio Ferraz). A discussão destacou como a música e a arte dialogam com o universo jurídico, revelando aspectos culturais, éticos e sociais que atravessam a formação do Direito.

Criado em 2008 pelo professor Nelson Camatta Moreira, o projeto Café, Direito e Literatura chega à sua 55ª edição consolidado como um dos espaços mais tradicionais de integração entre Direito, arte e pensamento crítico.

Vinculado ao Grupo de Pesquisa Teoria Crítica do Constitucionalismo (PPGD/FDV), o Café reafirma o compromisso da FDV em promover uma formação jurídica humanista e interdisciplinar, que valoriza o debate, a cultura e a reflexão sobre a sociedade contemporânea.