A atividade de extensão e pesquisa Olhar da Cidade, da FDV, alcançou duas importantes conquistas, a aprovação de trabalhos em eventos nacionais de grande relevância para o Direito.
O primeiro é o artigo “Modernização x Gentrificação: O processo de desenvolvimento da Curva da Jurema e exclusão dos povos vulneráveis”, de autoria das alunas Mariana Henrique e Beatriz, sob orientação da professora Renata Paganoto, aprovado para apresentação no XIV Encontro de Pesquisa Empírica em Direito (EPED).
Além disso, outro grupo de alunos do Olhar da Cidade teve seu trabalho aprovado para o XII Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico, que será promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), considerado o mais importante congresso da área, que será realizado na Universidade de Brasília (UnB) entre os dias 21 e 23 de outubro. O estudo, intitulado “O Carnaval como Direito à Cidade: os desafios do carnaval de rua no Centro de Vitória-ES”, foi desenvolvido por Arthur, Jordana, Scarlaty, Nathália e Bianca, também sob orientação da professora Renata Paganoto.
Ao longo dos anos, o Olhar da Cidade tem se consolidado como um espaço de reflexão crítica e de produção de pesquisa empírica sobre o direito à cidade e o direito urbanístico, com a aprovação de diversos trabalhos em congressos e seminários por todo o país, reafirmando o protagonismo da FDV nesse campo de estudo.