A pesquisa “Living Well and Quilombo Teachings” (Bem Viver e Saberes do Quilombo), desenvolvida por Abraham Hand Vargas Mencer, aluno do Doutorado do PPGD FDV, em coautoria com Ana Carolina Pasolini Gonring, aluna da Graduação, foi publicada na Virtual Encyclopedia on Peace and Conflict Studies (Enciclopédia Virtual de Estudos sobre Paz e Conflitos).
O trabalho foi selecionado em uma chamada internacional promovida pela rede de pesquisa Postcolonial Hierarchies in Peace and Conflict Studies, em parceria com o Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). Das 21 propostas recebidas de diversos países, apenas seis foram selecionadas — e a pesquisa da FDV foi a única representante do Brasil, ao lado de produções da Colômbia, França, Equador, Alemanha e Índia.
Com apoio institucional e financiamento da rede organizadora — formada por pesquisadores de centros de excelência como o Instituto Arnold Bergstraesser (Freiburg), Universidade de Marburgo, Universidade de Bayreuth e Universidade de Erfurt (todas da Alemanha) — a pesquisa propõe uma análise decolonial sobre alternativas à lógica ocidental moderna de organização social e de construção da paz.
A partir da filosofia indígena do Bem Viver e dos ensinamentos ancestrais dos quilombos, os autores demonstram como essas tradições colocam em evidência valores como a coletividade, a interdependência entre seres humanos e natureza, e a construção de uma paz viva e plural, em contraposição à paz hierárquica e excludente imposta pela modernidade colonial.
Acesse o artigo completo: Living Well and Quilombo Teachings