No sábado, 09 de agosto de 2025, alunos da Liga Acadêmica de Direito Internacional (LADIN) representaram a FDV na MiniCOP 2025, uma simulação que reuniu estudantes de todo o Espírito Santo para debater temas urgentes da agenda internacional. O evento proporcionou uma imersão nas dinâmicas diplomáticas, abordando questões ambientais, sociais e políticas em um formato inspirado nas conferências da ONU.
A participação da LADIN foi marcada por resultados expressivos: integrantes receberam menções honrosas pelo desempenho e uma de nossas representantes, a aluna Larissa Cremasco, foi selecionada entre os três estudantes que viajarão a Brasília para representar as questões ambientais junto ao Governo do Estado do Espírito Santo e à Secretaria de Meio Ambiente (SEAMA).
Alunos participantes e países representados:
- Sofia Bastos de Vasconcelos – Japão
- Izabela Paula Barros de Freitas – Rússia (Menção Honrosa / Delegação)
- Ana Clara Marchezini e Silva – Rússia (Menção Honrosa / Delegação)
- Sarah de Souza Araujo – Índia (Menção Honrosa)
- Manoela Venturin Hamsi – EUA (Menção Honrosa / Delegação)
- Igor Gabriel Pereira Martins – Madagascar
- Laura Soares Strieder – Turquia
- Heitor Mendes Rodrigues – Brasil (Menção Honrosa / Delegação)
- Nicole da Silva Roquini – México
- Davi Marchiori Louzada – Turquia
- Gabriel Sarmento de Oliveira Picotelli – Turquia
- Larissa Cremasco – EUA (Menção Honrosa / Delegação e Desempenho)
Depoimentos dos participantes
Izabela Paula Barros de Freitas – 2º período
“Participar da MiniCOP foi uma experiência enriquecedora não apenas pelo conhecimento acadêmico sobre os problemas emergentes no mundo, mas também pelo desenvolvimento de habilidades de negociação, diplomacia e oratória. Além disso, o networking com colegas de outras delegações nos permitiu conhecer outras realidades e adquirir aprendizados que levaremos para a vida.”
Larissa Cremasco – 10º período
“Foi uma experiência enriquecedora e única. Tivemos a oportunidade de estudar e debater políticas ambientais de diversos países e compreender como diferentes legislações funcionam. Além disso, a MiniCOP é sempre uma oportunidade de conhecer outras pessoas e desenvolver habilidades como oratória e argumentação, que são essenciais para o exercício da atividade jurídica.”
Sofia Bastos de Vasconcelos – 8º período
“O evento tem como objetivo conscientizar e inserir os estudantes em questões relacionadas às mudanças climáticas, estimulando negociações internacionais sobre o tema. Por meio da simulação, conseguimos contribuir para os debates nos posicionando de acordo com os países que representamos, além de sermos estimulados à elaboração de propostas e à construção de acordos voltados à redução de emissões e à promoção de políticas sustentáveis. Essa experiência foi, sem dúvidas, enriquecedora, proporcionando uma compreensão mais ampla sobre a complexidade das negociações, o papel estratégico dos atores envolvidos e a importância do diálogo e da cooperação internacional para enfrentar os desafios ambientais globais.”
A FDV parabeniza todos os participantes pela dedicação, excelência e compromisso em representar a instituição e a LADIN em um evento que simula, de forma realista, os desafios e responsabilidades da diplomacia internacional.