NOTÍCIAS

II Simpósio da LADIN debate Governança, Sustentabilidade e Cooperação Global

A Liga Acadêmica de Direito Internacional da FDV (LADIN) promoveu, no dia 29 de outubro de 2025, o II Simpósio de Direito e Comércio Internacional Espírito-Santense, com o tema “Governança, Sustentabilidade e Cooperação Global”.

Realizado com grande dedicação pelos membros da Liga, o evento teve como propósito criar um espaço de diálogo aberto, crítico e interdisciplinar, aproximando o meio acadêmico das discussões práticas sobre Direito Internacional e meio ambiente, em sintonia com a realização da COP30, que acontecerá no Brasil em 2025.

O simpósio reuniu estudantes, professores, profissionais e representantes institucionais em um ambiente de troca e construção coletiva, reafirmando o compromisso da LADIN com a difusão do conhecimento jurídico internacional e o fortalecimento do debate sobre sustentabilidade e cooperação global.

A programação teve início com a apresentação de nove resumos científicos, coordenada pela Comissão Científica da LADIN, com trabalhos elaborados por alunos da FDV e membros da Liga nas áreas de Direito Internacional, Marítimo e Portuário. As pesquisas destacaram a qualidade e o engajamento da comunidade acadêmica e contribuíram para o fortalecimento da cultura científica entre os estudantes.

Na sequência, ocorreram dois painéis temáticos. O Painel I: Paradiplomacia e sua Inserção na COP30 discutiu o papel estratégico dos governos locais e subnacionais na governança climática e nas negociações internacionais, em formato de roda de conversa. O debate contou com a participação de Mariana Parajara e Juliana Reis (SEAMA) e do vereador Bruno Malias, com mediação de Larissa Souza Cremasco (LADIN/FDV), e o apoio do professor Dr. Rhiani Riani, que contribuiu em ambos os painéis com sua experiência e reflexões sobre o tema.

O Painel II: Economia Verde e Captura de Carbono uniu teoria e prática em uma abordagem interdisciplinar. Participaram Flávia Marchezini (Procuradora do Município de Vitória e professora da FDV) e Alexandre Machado (advogado e pesquisador sênior em Direito Energético, Marítimo e de Infraestrutura, com participação on-line), sob mediação de Sofia Vasconcelos Bastos (LADIN/FDV). A discussão trouxe perspectivas complementares sobre os desafios e oportunidades da transição para uma economia sustentável, consolidando um dos momentos mais ricos do simpósio.

Para a aluna e presidente da Ladin, Sofia de Vasconcelos, falou sobre o evento. “Organizar o II Simpósio de Direito e Comércio Internacional foi uma das experiências mais marcantes da minha trajetória acadêmica. Desde o planejamento até o último dia do evento, foram semanas de muito trabalho, aprendizado e, principalmente, colaboração. Ver tudo tomando forma, como  os convidados confirmando presença, as mesas sendo montadas, o público participando e as discussões acontecendo com tanta qualidade foi gratificante. O que fica é uma sensação enorme de orgulho perceber que todo o esforço valeu a pena.

Assim como o primeiro simpósio, esse evento me ensinou muito sobre liderança, trabalho em equipe e amadurecimento e sobre como é gratificante ver uma ideia se transformar em algo real. Sou muito grata a todos que fizeram parte desse processo, colegas, professores, principalmente o Rhiani e participantes, por tornarem o simpósio um sucesso e um momento tão especial pra todos nós!”, disse.

Já a aluna Izabela Paula Barros de Freitas, participar do Simpósio foi uma experiência enriquecedora e inspiradora. “Tivemos a oportunidade de ouvir nomes de grande relevância, como a Dra. Flávia Marchezini e o Prof. Alexandre Machado, que trouxeram reflexões valiosas sobre os desafios e perspectivas do comércio internacional sob uma ótica sustentável e cooperativa. Além disso, a exposição dos resumos expandidos produzidos pelos próprios alunos demonstrou o compromisso da LADIN com a produção acadêmica e o desenvolvimento intelectual de seus membros — um verdadeiro incentivo à pesquisa e ao protagonismo estudantil.  Sem dúvidas, uma vivência única, que reafirma o propósito de aprender, compartilhar e evoluir no universo jurídico”, disse.

Maria Clara Kalil, também aluna e participante do evento disse que: “O evento reuniu palestrantes brilhantes e referências na área, que compartilharam ideias e vivências capazes de ampliar a visão sobre os desafios e as oportunidades do cenário internacional. A oportunidade de submeter resumos a encontros como este é fundamental para que estudantes e pesquisadores desenvolvam uma postura crítica e proativa diante das transformações necessárias para um futuro mais sustentável e cooperativo entre as nações do mundo globalizado”.

O evento reafirmou o papel da LADIN e da FDV na promoção de debates estratégicos sobre Direito Internacional, sustentabilidade e governança global, consolidando-se como um espaço de formação crítica e de integração entre a academia, o setor público e a iniciativa privada.


A atividade demonstrou o destaque da LADIN em conduzir essa iniciativa inspiradora, que valoriza o protagonismo estudantil, e o compromisso da FDV com um ensino jurídico conectado aos desafios contemporâneos e comprometido com o desenvolvimento sustentável e a cooperação internacional.