Os alunos do 1º período da FDV participaram, neste semestre, da atividade extensionista “Práticas antidiscriminatórias e luta por Direitos Humanos”, iniciativa conduzida pelas professoras Elaine Knikkink e Gilsilene Passon, com o objetivo de aproximar o ensino jurídico da realidade social e promover o desenvolvimento de competências práticas de intervenção, diálogo e cidadania.
Partindo da premissa de que os “muros” da academia devem se transformar em pontes de diálogo, o projeto levou os estudantes da FDV à Escola Ceciliano Abel de Almeida, no bairro Itararé, para a realização de ações educativas com as turmas do 5º ano. A proposta buscou socializar direitos por meio de atividades lúdicas e de linguagem simples, adequadas ao público infantil.
A professora Gilsilene Passon destaca que a iniciativa está alinhada às Diretrizes Nacionais para a Extensão na Educação Superior (Resoluções 05/2018 e 07/2018 do CNE/CES), reforçando a função social da FDV. Segundo ela, “mesmo antes da Resolução, a FDV já desenvolvia atividades dessa natureza, devolvendo à comunidade aquilo que produz e acolhendo saberes e experiências dos grupos sociais. O projeto teve sua culminância na escola, com participação intensa das crianças e grande envolvimento dos nossos alunos. Tivemos momentos de muita emoção.”
A professora Elaine Knikkink enfatiza o impacto formativo da experiência para os estudantes: “Ao se deslocarem até a escola para explicar, de forma simples e direta, conceitos jurídicos para crianças de 10 anos, os alunos vivenciaram na prática o uso da linguagem simples. Essa vivência contribuiu significativamente para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada participante.”
O projeto envolveu seis encontros prévios entre a equipe da FDV e a gestão da escola, garantindo alinhamento pedagógico, identificação de temas de interesse e elaboração colaborativa das intervenções. Os estudantes participaram de todas as etapas: definição dos grupos, construção dos materiais, realização das atividades e debate final dos resultados em sala de aula.
Entre os pontos fortes da experiência, destacam-se o caráter interdisciplinar, o contato direto com grupos sociais, a aprendizagem significativa pela prática e a articulação entre teoria, vivência e responsabilidade cidadã.
A atividade reafirma o compromisso da FDV em integrar ensino, pesquisa e extensão, formando juristas capazes de dialogar com diferentes realidades, atuar com empatia e promover os Direitos Humanos em contextos diversos.









