NOTÍCIAS

FDV promove roda de conversa sobre Judiciário e cidadania

A FDV realizou, na última terça-feira (26/08), a roda de conversa “Diálogos entre o Poder Judiciário e a escola na construção da cidadania”. O encontro reuniu professores, magistrados e alunos em um momento de reflexão sobre a importância da aproximação do Judiciário com a sociedade, para além da sua função tradicional de prestação jurisdicional.

A abertura foi feita pela juíza do trabalho do TRT da 17ª Região, Dra. Rosaly Stange Azevedo, que apresentou o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania. A magistrada destacou que o projeto surgiu da constatação da necessidade de ampliar o conhecimento da população sobre os direitos básicos garantidos pela Constituição, os direitos específicos dos trabalhadores e os meios de acesso à Justiça. Além de explicar as etapas do programa, exibiu um vídeo que resumiu as ações realizadas em 2024.

Desde 2022, a FDV é a única instituição de ensino superior no Espírito Santo a integrar o programa, contando atualmente com mais de 30 alunos voluntários. Confira o vídeo do programa aqui.

Na sequência, a professora Gilsilene Passon falou sobre o Programa “Cidadania e Justiça se aprendem na escola”, organizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Criada há mais de 30 anos, a iniciativa tem contribuído de forma singular para aproximar o Poder Judiciário das escolas de ensino fundamental e médio. A FDV é parceira do programa, aplicando-o como atividade de extensão com os alunos do primeiro período, sob a coordenação das professoras Elaine Knikkink e Gilsilene Passon. Assista ao vídeo comemorativo dos 30 anos do programa.

A programação contou ainda com a professora Elis Pilon, que ressaltou a importância da extensão, junto ao ensino e à pesquisa, como pilares da formação acadêmica. Ela destacou a necessidade de compreender a extensão como um processo de mão dupla, no qual a universidade leva saberes, mas também aprende com os grupos com os quais interage.

A professora Elaine da Fonseca Knikkink reforçou o papel da linguagem como elemento fundamental para o diálogo em programas dessa natureza, enquanto o professor Antônio Leal analisou a aproximação do Poder Judiciário com a sociedade sob a perspectiva da Sociologia do Direito.

Com iniciativas como essa, a FDV reafirma seu compromisso em articular ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo a formação crítica de seus alunos e sua atuação social transformadora.