A formação vivida na FDV continua abrindo caminhos e conectando histórias pelo mundo. Egressos da instituição vêm se destacando no cenário jurídico internacional, com aprovações no Bar Examination (BAR Exam), que significa Exame da Ordem dos Advogados nos Estados Unidos — exame que habilita o exercício da advocacia em diversos estados americanos — e com trajetórias consolidadas que inspiram pela competência e alcance profissional.
Entre os nomes que simbolizam esse destaque estão Mark Morais, Claudio Colnago, Anna Alice Rocha Hull, Isis Alpoim Scardua e Fernanda Bremenkamp. Suas trajetórias reforçam o compromisso da FDV com uma formação acadêmica sólida, atualizada e capaz de preparar profissionais para os desafios globais da advocacia.
Um dos egressos que trilhou uma trajetória de destaque nos Estados Unidos é Mark Morais. Com uma carreira construída entre o Brasil e os EUA, ele relembra como a base acadêmica da FDV foi decisiva para enfrentar os desafios do sistema jurídico norte-americano e consolidar sua atuação internacional.
“Nasci em NY, mas fui criado e morei no Brasil até me formar em Direito na FDV, em 2003. Dois anos depois, aprovado na OAB, mudei-me para os EUA com o objetivo de advogar. Iniciei o curso de Juris Doctor na St. Thomas University, em Miami-FL, com dedicação durante três anos. O nível de exigência era altíssimo, o clima entre os alunos extremamente competitivo, e quase um terço da turma foi desclassificada no primeiro ano. Apesar das diferenças entre os sistemas jurídicos e métodos de ensino, a excelente base acadêmica que recebi na FDV me capacitou a vencer mais esse desafio. Após concluir o curso e obter o grau de Doutor em Direito, enfrentei mais alguns meses intensos de preparação até ser aprovado no exame do Florida Bar. Pouco tempo depois, fui selecionado para trabalhar no Departamento de Segurança Nacional dos EUA, onde atuei nas três maiores agências de imigração americana: CBP, USCIS e, por fim, como Promotor Federal de Imigração no ICE. Seis anos depois, deixei o governo para fundar meu próprio escritório, onde atuo com imigração legal. A FDV contribuiu muito para o meu sucesso nos EUA e, durante estes vinte anos, mesmo de longe, sempre acompanho com orgulho e carinho as conquistas da FDV, comprovadamente uma das melhores faculdades de Direito do país”.
Outra trajetória inspiradora é a de Fernanda Bremenkamp, aprovada no BAR Exam da Califórnia em 2024. Ela também destaca o papel fundamental da FDV na construção de sua base profissional.
“Ser aprovada no Bar Exam da Califórnia foi o maior desafio profissional que enfrentei. Fui aprovada em julho de 2024. Foram meses de dedicação intensa para superar três etapas de provas extremamente árduas — com tempo limitado, grande volume de conteúdo, matérias novas, sem consulta e em inglês. Como imigrante e advogada brasileira, alcançar o mesmo nível de licenciamento profissional que obtive no meu país é uma enorme honra. Sou grata por ter tido na FDV uma base sólida, que me permitiu conquistar projetos inimagináveis, e tenho muito orgulho da minha trajetória.”
Aprovado no Connecticut BAR Exam também em 2024, Claudio Colnago tem uma história marcante com a FDV — passou pela graduação, mestrado, doutorado e também foi professor da instituição.
“Para mim, que sou tantas vezes egresso (graduação, mestrado, doutorado e ex-professor), a FDV representa um capítulo substancial de formação, aprimoramento e maturidade, que me proporcionou cogitar saltos mais altos e agora atuar profissionalmente auxiliando brasileiros talentosos a brilhar nos Estados Unidos.”
A trajetória de Isis Alpoim Scardua também é marcada por dedicação, propósito e uma forte base construída na FDV. Aprovada no BAR Exam do Estado de Nova York em 2023, ela contou:
“Sou advogada licenciada nos EUA (New York Bar) e no Brasil (OAB-ES). A formação de excelência que recebi na FDV foi essencial para minha aprovação na OAB ainda no 8º período, em 2016. Em 2017, me mudei para os EUA em busca de novas oportunidades e, em 2021, fui aprovada para o LL.M. em Direito Americano e Imigração na Florida International University (FIU). Durante o mestrado, atuei como Representante do LL.M. na Student Bar Association e coordenei o Asylum Justice Project na Immigration & Human Rights Clinic da universidade, onde desenvolvi habilidades jurídicas voltadas à advocacia humanitária. Após concluir o mestrado, fui aprovada no exame da Ordem do Estado de Nova York. Hoje atuo como advogada de imigração no escritório 360 Immigration Law Group. A base sólida construída durante minha formação na FDV foi essencial para o meu desenvolvimento profissional. A excelência acadêmica, o rigor técnico e o incentivo ao pensamento crítico que recebi na FDV não apenas me prepararam para enfrentar com confiança os desafios do exame da OAB, mas também serviram como alicerce para minha atuação internacional. Levo comigo os valores e ensinamentos adquiridos na instituição, que continuam guiando minha prática jurídica e meu compromisso com a justiça e com o serviço à comunidade imigrante.”
Mais recentemente, a egressa Anna Alice Rocha Hull também conquistou a aprovação no BAR Exam da Califórnia. Em seu relato, destaca o suporte da instituição e a importância da base construída na graduação.
“Me formei na FDV em 2022, já aprovada na OAB, e concluí meu mestrado na USC, em Los Angeles, em 2024. A FDV me auxiliou em todo o processo de aplicação. No último ano da graduação, entre TCC, estágio, monitoria, OAB e o processo do mestrado, quis desistir. A Prof. Ale disse: ‘Você vai se organizar e continuar.’ Levei isso pra vida. Este mês, fui aprovada no Bar Exam da Califórnia, também de primeira. A FDV me deu a base de excelência que me trouxe até aqui.”
Essas trajetórias internacionais revelam como a formação jurídica da FDV prepara seus alunos para irem além — com base sólida, senso crítico e oportunidades para atuar em diferentes contextos, realidades e desafios do Direito contemporâneo.
“Ao longo de quase 30 anos de história, a FDV tem reafirmado seu compromisso com a excelência acadêmica e com uma formação jurídica de alto nível. Ver nossos alunos e egressos conquistando reconhecimento internacional mostra que estamos no caminho certo — com um projeto pedagógico sólido, professores altamente qualificados e uma formação com alcance global, capaz de atender às demandas de um mercado jurídico dinâmico e sem fronteiras”, disse o diretor acadêmico Ricardo Goretti.




