A coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado da FDV, professora Elda Coelho de Azevedo Bussinguer, foi homenageada pela Câmara dos Deputados com o Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós 2025, em cerimônia realizada no dia 29 de outubro, no Auditório Nereu Ramos, em Brasília.
A honraria foi originada da indicação da Deputada Jack Rocha e concedida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, reconhece mulheres que se destacam na defesa dos direitos humanos, na promoção da igualdade de gênero e no fortalecimento da cidadania no Brasil. Criado em referência à primeira mulher eleita deputada federal no país, o diploma é entregue anualmente a personalidades cuja trajetória inspira e contribui para o avanço da justiça social e da participação das mulheres em diferentes esferas da sociedade.
Para a professora Elda, a homenagem tem caráter coletivo: “Recebo este reconhecimento em nome de tantas mulheres que constroem, diariamente, um Direito comprometido com a dignidade humana. É um estímulo para seguirmos defendendo políticas públicas, ciência e educação como caminhos para uma sociedade mais justa e igualitária.”
A FDV celebra com orgulho a conquista, que reafirma a trajetória ética e o compromisso da professora Elda Bussinguer com os direitos humanos, a bioética e a transformação social por meio da educação jurídica.





