O aluno da FDV, Albimar Brêda da Silva Junior, publicou artigo científico em coautoria com o professor Antonio Leal de Oliveira na 27ª edição da Revista Eletrônica da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (Ejud-17).
Intitulado “(Re)pensando os direitos fundamentais com a condição humana de um povo retratada na literatura: ecos de Graciliano Ramos em uma análise sensível do trabalho escravo rural contemporâneo à luz da obra Vidas Secas”, o artigo propõe uma reflexão interdisciplinar entre Direito e Literatura, tomando a obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, como base para a análise das práticas de trabalho escravo rural contemporâneo.
A partir da perspectiva do artigo 149 do Código Penal, sob o enfoque constitucional, o estudo adota uma abordagem (de)colonial e hermenêutica, evidenciando a necessidade de um sentimento constitucional efetivo, comprometido com a dignidade da pessoa humana e com a humanização do Direito. O texto dialoga com os direitos fundamentais ao analisar como estruturas históricas de exclusão e desumanização ainda se refletem nas relações de trabalho no Brasil contemporâneo.
A publicação na Revista Eletrônica da Ejud-17, periódico vinculado a uma instituição do Poder Judiciário, reafirma o compromisso da FDV com a produção acadêmica crítica, a formação investigativa dos estudantes e a articulação entre ensino, pesquisa e temas centrais da agenda constitucional brasileira.




