No dia 6 de outubro de 2025, a turma do 1º período da Graduação em Direito participou de um júri simulado inspirado na obra clássica “O Caso dos Exploradores de Cavernas”, atividade ministrada pela professora Gilsilene Passon, na disciplina História, Cultura e Instituições do Direito.
A proposta integrou leitura prévia, estudo dirigido e encenação processual, aproximando os estudantes dos dilemas éticos, jurídicos e argumentativos que estruturam o caso.
Durante a simulação, os alunos se dividiram entre acusação e defesa, atuando trajados com becas e exercitando técnicas de argumentação, retórica, interpretação de precedentes e persuasão em plenário. Um conselho de sentença composto por sete estudantes conduziu a votação final, deliberando pela absolvição ou condenação dos réus, o que permitiu vivenciar o rito decisório e refletir sobre o papel da fundamentação jurídica.
A atividade reforça a abordagem de do projeto teoria prática da FDV ao promover experiências que unem conteúdo, metodologia ativa e protagonismo discente.