NOTÍCIAS

Obra internacional é lançada na II International Conference da FDV

A FDV lançou, durante a II International Conference – Democracy and Constitutionalism, a coletânea Democracy and Constitutionalism: Environmental Justice, Digital Disruption, and the Resilience of Constitutional Democracy in the 21st Century. Com o tema “Constitutionalism under Polycrisis: Reasonableness, Participation, and Systemic Risk Governance for Sustainable Democracies”, o encontro reuniu, nos dias 2 e 3 de outubro de 2025, pesquisadoras e pesquisadores do Brasil e do exterior em formato híbrido (Auditório Paula Castello e Microsoft Teams).

Organizada pelo professor Cássius Guimarães Chai, a conferência contou com as presenças do diretor acadêmico Ricardo Goretti e da coordenadora do PPGD, professora Elda Bussinguer, e reuniu 26 palestrantes de 14 países, entre magistrados, secretários de Estado, relatoria da ONU, membros de advocacias públicas, representantes de think tanks e pesquisadores das áreas de Direito, Ciência Política e Economia. Ao longo de dois dias, os painéis trataram de democracia em mundo multipolar, liberdade de imprensa, democracia participativa e digital, inteligência artificial e direitos humanos (incluindo deepfakes), direito internacional dos desastres, mudança climática e representação política, governança global e Estado de Direito Global.

A obra lançada na conferência, coordenada por Cássius Guimarães Chai em parceria com os professores Américo Bedê Freire Júnior e Alexandre Coura, reúne 27 capítulos assinados por mais de 60 autoras e autores de diferentes regiões do mundo, consolidando uma rede acadêmica plural de instituições, centros de pesquisa e iniciativas interdisciplinares. Em 652 páginas, o volume enfrenta questões urgentes na intersecção entre constitucionalismo, justiça ambiental, disrupções digitais, governança e direitos fundamentais, oferecendo leituras comparadas e propostas inovadoras ancoradas em sensibilidades locais e regionais.

A conferência reafirmou sua vocação de ponte entre jurisdições, tradições e disciplinas, fortalecendo a diplomacia acadêmica e gerando parcerias e publicações — entre elas, o lançamento desta coletânea. O impulso desta edição serve de base para os próximos passos da série, que segue construindo diálogo interdisciplinar e multipolar entre o Sul Global e o Norte Global, sem vieses ou exclusões.

Celebrando 30 anos de história, a FDV segue integrada a universidades e centros de pesquisa no Brasil e no mundo, ampliando o intercâmbio de conhecimento e o alcance internacional de sua produção acadêmica.