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Projeto de Extensão Trabalho, Justiça e Cidadania mobiliza alunos da FDV em vivência transformadora com escolas de Vila Velha

O Projeto de Extensão “Trabalho, Justiça e Cidadania” (TJC), desenvolvido em cooperação com a Faculdade de Direito de Vitória (FDV), AMATRA 17ª região e o Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT-17) e entidades parceiras, proporcionou uma experiência marcante para os alunos participantes no primeiro semestre de 2025.

Coordenado pela Professora Dra. Gilsilene Passon P. Francischetto, o projeto envolveu a formação de estudantes da FDV em temáticas como cultura de paz, direitos humanos, assédio moral e sexual, discriminação, trabalho infantil e contrato de aprendizagem. Além das atividades teóricas, os alunos participaram ativamente de visitas a dez escolas municipais de Vila Velha e ao próprio TRT-17, aproximando o Direito da realidade de crianças, adolescentes e adultos da rede pública de ensino.

As escolas participantes foram:

  • UMEIEF Reverendo Waldomiro Martins Ferreira
  • UMEF Irmã Feliciana Garcia
  • UMEF Aly da Silva
  • UMEF Aly da Silva – Educação de Jovens e Adultos (EJA)
  • UMEFTI Reverendo Antônio da Silva Cosmo
  • UMEF Deputado Mikeil Chequer
  • UMEF Professor Thelmo Torres
  • UMEF Professor Luiz Malizeck
  • Colégio Marista Padre Champagnat (Terra Vermelha)
  • UMEF Professora Nair Dias Barbosa

A seleção dos 22 estudantes da FDV que integraram o projeto foi realizada após reunião de interesse com 53 inscritos, em fevereiro, seguida de formações presenciais e virtuais, incluindo participação no curso de preparação de professores das escolas parceiras, realizado em abril, na sede da AMATRA 17ª Região.

As atividades do semestre incluíram apresentação do programa nas escolas, formações com temáticas diversas ministradas pela professora Gilsilene, produção de materiais de apoio e visitas técnicas ao Tribunal. Durante os encontros no TRT-17, os alunos acompanharam audiências reais, conheceram o CEJUSC, participaram de plenárias e interagiram com magistrados e servidores.

Participaram do projeto os alunos: Albimar Brêda da Silva Junior, Alice Brandão de Novaes, Carlos André Gomes de Paula, Eduardo Brás Valandro, Helena Almeida Peres, Isabel Cristina da Silva Lagares, Joyce Padilha da Silva, Júlia Souza Santos Fonseca de Oliveira, Lívia Daleprani Magnato, Luísa Pereira Lima, Isabela Vieira, Isabelly Barboza Pires, Maria Eduarda Meirelles, Marllon Oliveira Gonçalves, Mateus Bastos Machado, Murylo Gomes Cordeiro, Nathalia Santos Lopes, Raphaela Loose Simmer, Rayane Conti Ferreira, Sofia Rissi Soares, Scarlaty Batista dos Santos Conceição e Yasmin Miranda Mayerhofer.

Educação jurídica com propósito

O Projeto TJC reafirma o compromisso da FDV com uma formação jurídica cidadã, empática e voltada à promoção da justiça social, por meio da extensão universitária. A atividade proporciona não apenas a compreensão técnica do Direito, mas principalmente o seu papel como instrumento de inclusão, escuta e transformação de realidades.

Confira alguns depoimentos marcantes

“Participar do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania foi mais que um evento educativo foi uma experiência que me reconectou às minhas origens e me mostrou o poder transformador do Direito.”  Marllon Oliveira Gonçalves

“Cada visita revela novas realidades, transformando-se em verdadeiras aulas de vida. Com mais maturidade, passei a perceber que, muitas vezes, os alunos não querem respostas técnicas querem escuta, acolhimento, cuidado.” Eduardo Brás Valandro

“Ver o interesse das crianças diante de cada explicação reforçou a importância do projeto. Participar do TJC tem sido uma experiência transformadora.” Júlia Souza Santos Fonseca de Oliveira

“Estar ali, perto dos juízes, mostrou a todos nós que esses espaços também podem ser ocupados por pessoas como nós.” Scarlaty Batista dos Santos Conceição

“Ao levar o Direito para jovens que nem sabiam que tinham direitos, percebi o verdadeiro poder emancipatório da educação.” Lívia Daleprani Magnato

“Ver o encantamento dos alunos com as audiências e a possibilidade de se imaginarem ocupando cargos de representatividade tem sido inspirador, educativo e inesquecível.” Luísa Pereira Lima

“As trocas com os alunos são sempre surpreendentes. Começam com desconfiança e logo se transformam em acolhimento e brilho nos olhos.” Yasmin Miranda Mayerhofer

“O TJC nos proporciona um olhar mais empático e humanizado sobre a profissão.” Raphaela Loose Simmer

“Mais que um projeto, o TJC é um catalisador de sonhos e esperança, ao mostrar que um futuro digno está ao alcance de todos.” Nathalia Santos Lopes

“Trabalhar com mulheres adultas em retomada dos estudos foi inspirador. O TJC mostra como o conhecimento pode despertar esperança.” Helena Almeida Peres

“Estar com os estudantes mostrou como a justiça pode e deve ser acessível a todos. O TJC me fez enxergar o Direito como uma ferramenta real de transformação social.” Isabel Cristina da Silva Lagares