Na última terça-feira, 25 de junho de 2024, a FDV esteve presente na Assembleia Legislativa do Espírito Santo em dois importantes momentos para o nosso Programa de Mestrado e Doutorado – PPGD.
O professor José Luis Bolzan de Morais e o professor visitante Alfonso de Julios Campuzano, da Espanha, receberam o do Título de Cidadania Espírito Santense e também lançaram um livro sobre “Conexões Globais: desafios do direito na era digital”, que também tem a organização a mestranda do PPGD FDV, Lígia Kunzendorff Mafra.
Prestigiaram os eventos, o diretor administrativo da FDV, Jorge Abikair, o diretor acadêmico Ricardo Goretti, além da coordenadora do PPGD FDV, Elda Bussinguer. Alunos e egressos autores de artigos do livro também marcaram presença.
O momento solene da entrega do Título aos professores Bolzan e Campuzano aconteceu no Plenário Dirceu Cardoso da Assembleia da Assembleia Legislativa e foi conduzida pelo deputado e presidente da ALES, Marcelo Santos.
O título é concedido a personalidades que tenham prestado relevantes serviços e incontestável benefício ao Estado. Professor Bolzan é neto de imigrantes italianos e natural de Jaguari, no Rio Grande do Sul. Já o professor Alfonso, é professor da Universidad de Sevilla, na Espanha.
Em sua fala no plenário, a coordenadora do PPGD FDV, Elda Bussinguer, parabenizou aos professores pelo título. “É fundamental que nós saibamos que o Direito se faz nesta Casa, a Casa do povo. É aqui que o Direito é feito, que as normas são estabelecidas, mas o Direito também se faz em uma construção doutrinária que é uma tarefa nossa e nós estamos procurando contribuir na FDV, no Programa de Pós-Graduação em Direitos e Garantias Fundamentais, na medida em que realizamos pesquisas e produzimos conhecimento que se transformam em artigos e livros, doutrina sólida consistente e relevante para o saber jurídico. Nesse sentido eu parabenizo os dois novos capixabas dizendo: que alegria receber esse título na Casa do povo, sabendo que foi o povo capixaba que concedeu esse título a vocês. Eu agradeço em nome da FDV, a todos deputados e deputadas que nos deram esse presente para que hoje nós pudéssemos nos sentir engrandecidos com o reconhecimento a esses dois professores que muito tem contribuído no processo de produção do saber jurídico do nosso país, já que agora eles são também, cidadãos capixabas”, disse.
A Sessão Ordinária pode ser assistida através do link a seguir, da TV Ales, https://www.youtube.com/watch?v=OsfhD3lx564
Já o lançamento do livro aconteceu no Salão Nobre da Assembleia onde os organizadores e autores receberam amigos e familiares para autógrafos. A obra reúne reflexões decorrentes de parceria entre os Grupos de Pesquisa “Estado e Constituição (GEPE&C do PPGD FDV) e Centro para la Justicia y el Derecho Global (COSMOius) em torno às relações entre Direito e Tecnologia, contando com a participação de docentes brasileiros, espanhóis e italianos, bem como de alunos membros do GEPE&C, no âmbito da Rede de Pesquisa Estado e Constituição (REPE&C).













1 Comment
XN88 Sảnh game xổ số, lô đề tại đây nổi tiếng với độ uy tín và trả thưởng sòng phẳng, xanh chín. Do vậy mọi người hoàn toàn có thể yên tâm tin tưởng tham gia cá cược thỏa mãn niềm đam mê của mình. Đồng thời tất cả các game đều được chúng tôi sử dụng thuật toán RNG ngẫu nhiên đảm bảo tính công bằng 100%. TONY03-18H