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Diretor Acadêmico lança livro sobre Negociação Estratégica

O diretor acadêmico e coordenador do curso de Graduação da FDV, Ricardo Goretti, acaba de lançar seu mais novo livro: Negociação Estratégica, ferramentas para gestão negociada de conflitos, pela editora Milfontes.

O conteúdo da obra articula a teoria e a prática da negociação, de forma crítica e propositiva e, de acordo com o autor, foi pensado para que o profissional desenvolva a arte de negociar de forma técnica e estratégica, fazendo uso do método e das ferramentas desenvolvidas no Projeto de Harvard de Negociação.

“A negociação é uma atividade prática inerente à condição humana. Para estar no mundo, em relação com alguém, é necessário buscar a satisfação de interesses, de forma dialogada, mediante a prática de concessões. Sem essa exigência, a vida em sociedade se tornaria caótica e insuportável. Essa realidade faz da negociação um fato da vida, mas não credencia qualquer indivíduo para o exercício da negociação profissional. Para negociar profissionalmente, é preciso seguir a orientação de um método. Negociação Estratégica: ferramentas para a gestão negociada de conflitos é uma obra que busca atribuir resposta para a seguinte pergunta: como negociar de forma técnica e estratégica, fazendo uso do método e das técnicas desenvolvidas no Projeto de Harvard de Negociação?”, explicou Ricardo.

A primeira parte do livro apresenta noções conceituais sobre a negociação e o conflito negociado. O texto lança provocações sobre o que se espera de um negociador profissional, destaca a importância do domínio da técnica para a obtenção de bons resultados e traça as bases de uma crítica contundente à barganha de posições.

A segunda parte converte as críticas à barganha de posições em proposições para a prática da negociação colaborativa, apresentando dicas e ferramentas úteis para profissionais interessados em desenvolver e atualizar o conhecimento sobre método de negociação de Harvard.

A terceira e última parte apresenta soluções para o maior desafio que um negociador colaborativo pode enfrentar, que consiste em negociar com pessoas difíceis. O texto revela o que deve ou não ser feito quando negociadores colaborativos não encontram reciprocidade na mesa de negociação.

“A ideia é de que ao final da leitura, o profissional seja capaz de entender que a concretização desses objetivos indicará que o leitor está preparado para praticar e aperfeiçoar as lições que apresento sem qualquer pretensão de esgotamento do tema, que é vasto e muito instigante”, disse Ricardo.

A apresentação do livro foi elaborada por Igor Rodrigues Brito, que atualmente é Diretor de Relações Institucionais do Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

A capa traz uma estampa do artista plástico Nardeli, que também é o responsável pelo prefácio do livro, onde o texto revela as conexões entre os traços do seu desenho e o conteúdo.

A obra foi lançada em etapa de pré-venda, e está disponível pelo site da editora Milfontes, https://editoramilfontes.com.br/loja?product_id=517

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