CURSO

Conflitos podem ser destrutivos ou construtivos. Quando não são geridos de forma adequada, fragilizam ainda mais a comunicação e o relacionamento. Mas quando bem administrados, podem proporcionar resultados benéficos, tais como o crescimento e a transformação positiva de um indivíduo, empresa, organização ou sociedade. Para que possam ser agentes de transformação, os conflitos devem ser geridos de forma adequada, ou seja: mediante o emprego de métodos e técnicas que atendam às particularidades de cada caso. E os instrumentos disponíveis são diversificados. Algumas alternativas ao processo judicial, como a negociação, a mediação e o processamento perante uma serventia extrajudicial, ainda são pouco explorados no Brasil, por força da falta de informação sobre os métodos. E muitas vezes, quando utilizados, são aplicados sem rigor técnico, ou seja: intuitivamente. Assim, Gestão Negociada de Conflitos é um curso que foi concebido a partir dos propósitos: apresentar novos horizontes de atuação profissional paras gestores de conflitos que não desejam restringir a sua atuação ao campo do processo judicial; capacitar profissionais para o exercício técnico e qualificado das atividades de prevenção e solução de conflitos, de forma colaborativa e extrajudicial.

ABORDAGEM

Atributos subjetivos como flexibilidade e oralidade facilitam bastante o exercício da gestão negociada de conflitos. Mas são insuficientes quando se busca a maximização de resultados. A boa técnica potencializa virtudes e compensa fragilidades. Para atuar profissionalmente fora do Poder Judiciário, de forma técnica e colaborativa, um gestor de conflitos deve saber o que não pode fazer, o que deve ser feito, como atuar e quando agir. O conhecimento, as competências e as habilidades exigidas serão desenvolvidas nesta Especialização. O curso tem uma abordagem crítica e propositiva, que evidencia os principais obstáculos ao exercício da Gestão Negociada de Conflitos, para oferecer as ferramentas que a atuação profissional no âmbito extrajudicial requer. Os conteúdos de abordagem foram criteriosamente selecionados e serão abordados por professores especialistas de diferentes estados brasileiros e de outros países.

PÚBLICO-ALVO

Onde houver indivíduos em relação, haverá conflito. Portanto, pode-se afirmar que sempre haverá campo de atuação para os gestores de conflitos. Esta Especialização é voltada para profissionais que atuam diretamente no gerenciamento de situações conflituosas: gestores e gestoras de equipes, bem como profissionais do direito e de outras áreas que se dedicam ao desenvolvimento técnico e qualificado de atividades de prevenção e solução de conflitos de diversas naturezas.