INOVAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E COMPRAS PÚBLICAS
PROGRAMAÇÃO - 29/09/2025 (sexta-feira)
8h – Abertura e Composição da Mesa
8h30 – Pitch das Startups
8h45 – Palestra: Do analógico ao digital – a jornada da inovação do TCE-ES Dr. Rodrigo Chamoun – Conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES)
9h15 – Palestra: Integridade pública e os compromissos éticos de inovar em tempos de transformação digital Profa. Dra. Elda Coelho de Azevedo Bussinguer – Coordenadora do PPGD/FDV
9h45 – Palestra: Um mapa para o futuro – Espírito Santo mais inovador! Secretário Bruno Lamas – Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional do Estado do Espírito Santo (SECTI)
10h15 – Solenidade Oficial de Abertura
10h30 – Palestra: Mediação e conciliação – inovação na gestão de conflitos públicos Dra. Janete Vargas Simões – Desembargadora do Tribunal de Justiça do ES
11h – Conferência: Direito e Tecnologia Exmo. Dr. Ministro Flávio Dino – Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)
12h30 – Intervalo para almoço
13h30 – Palestra: AMPL.IA – o MPES na era da inteligência artificial Dra. Luciana Gomes Ferreira Andrade – Subprocuradora-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES)
14h – Palestra: Compras públicas para inovação – desafios e oportunidades para a atuação do controle Dra. Francis Pimenta – Secretaria de Licitações e Contratos do Tribunal de Contas da União (TCU)
15h – Palestra: Desafios à execução de Compras Públicas para inovação no Brasil Dr. André Rauen – Assessor Especial da Presidência da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)
16h – Palestra: Observatório de Compras Públicas de Soluções Inovadoras (CPSI) – oportunidades e desafios no uso do Marco Legal das Startups Dr. Rafael Fassio – Procurador do Estado de São Paulo (PGE-SP)
17h – Palestra: StartupES – Inovação Aberta Dra. Nara Caliman – Subsecretária de Inovação da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (SEGER)
17h30 – Inovação no acesso à justiça – a experiência do Defende.AI na Defensoria Pública do ES Ivan Mayer Caron – Defensor Público Assessor de Administração Estratégica e de Inovação