Revista de Direitos e Garantias Fundamentais

A Revista de Direitos e Garantias Fundamentais traz, como seu maior objetivo, o compromisso com uma produção científica séria e de qualidade reconhecida na área de Direitos e Garantias Fundamentais.
Temos como missão publicar artigos científicos de qualidade comprovada por avaliadores de reconhecida competência técnico-científica, que tratem de temas ligados a área de Direitos e Garantias Fundamentais, bem como temáticas afins com as quais o direito dialoga e se articula.

 

 

 

Notícias

 

Revista de Direitos e Garantias Fundamentais lança chamada de artigos para número temático

 

Dossiê “Infância e Juventudes: direitos humanos, políticas públicas e movimentos sociais.

 

Esta chamada pública objetiva empreender a organização de número temático sobre as realidades das infâncias e das juventudes em cenários nacionais e internacionais, na articulação teórica e empírica com os direitos humanos, as políticas públicas e os movimentos sociais. A proposta pretende fomentar o acolhimento de trabalhos que reflitam, de forma crítica, sobre as inovações normativas proporcionadas nas últimas décadas e sua (in)efetividade no plano fático, bem como o papel social das crianças, adolescentes e jovens na sociedade e na construção dos direitos e das políticas públicas.

A proposta do dossiê tem a intenção de fomentar a produção de pesquisas sobre o tema e é fruto da parceria entre o Grupo de Pesquisa Direito, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos e Garantias Fundamentais, da Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e o Grupo de Trabalho Direitos, Infâncias e Juventudes, do Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS). A organização deste dossiê está a cargo dos professores Assis da Costa Oliveira (UFPA), Ilana Lemos de Paiva (UFRN), Márcio Soares Berclaz (MP/PR) e André Filipe Pereira Reid dos Santos (FDV).

 

Tópicos importantes para serem tratados no número temático:

 

Aspectos normativos dos direitos humanos das crianças e dos jovens

Diversidade cultural e implicações nos direitos das crianças e dos jovens

Políticas de desenvolvimento e implicações nos direitos das crianças e dos jovens

Realidades, políticas e direitos à educação, trabalho e saúde das crianças e dos jovens

Políticas públicas e rede de proteção de crianças e de jovens

Conselho Tutelar de direitos e Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente

Papel do Sistema de justiça na efetivação dos direitos de crianças e jovens

Ato infracional e medidas socioeducativas

Violências contra crianças e jovens

Criminalização da juventude

Participação e protagonismo de crianças e jovens

Mobilização dos movimentos sociais de defesa dos direitos de crianças e jovens

 

Abertura da chamada à publicação: 24-6-2016.

Encerramento da chamada à publicação: 30-8-2016.

Previsão de publicação do número temático: 30-11-2016.

 

Todas as submissões deverão ser realizadas de acordo com as normas de publicação na Revista de Direitos e Garantias Fundamentais, disponíveis no site http://www.fdv.br/sisbib/index.php/direitosegarantias. Os trabalhos submetidos e aprovados após a análise prévia, passarão pelo sistema duplo-cego de avaliações (peer review).

 
Publicado: 2016-06-24
 

DOI

 

RDGF atribui o DOI em todos os seus volumes.

 
Publicado: 2016-03-08 Mais...
 

RDGF atribui o DOI em todos os seus volumes.

 

Prezados leitores,

Com enorme satisfação comunicamos que a Revista de Direitos e Garantias Fundamentais encontra-se na CrossRef,  uma das principais bases de dados internacionais de publicações científicas.

Todos os artigos de nossa revista, desde seu primeiro número, estão devidamente identificados com seu próprio D.O.I. ( Identificador Digital de Objetos). Isso significa que, a partir de agora,  os artigos que publicamos se encontram na base de dados da CrossRef, com sua identidade devidamente protegida e facilmente localizados pelo leitor que deseja ter acesso ao texto.


Ao otimizar a busca dos artigos publicados, tornamos a revista mais acessível aos leitores e com um maior potencial de internacionalização, já que ao clicar sobre o código do DOI, o leitor é, imediatamente, remetido ao artigo que se encontra publicado em nossa revista. Para garantir  essa funcionalidade  é importante que o autor insira  no Lattes o número do DOI atribuído ao seu artigo.


Ao registrar os artigos da revista no DOI nós nos aproximamos das mais respeitadas e qualificadas publicações científicas do mundo.

 

Saudações acadêmicas.

 

Profa Dra Elda Coelho de Azevedo Bussinguer

Editora-Chefe da Revista Direitos e Garantias Fundamentais

 
Publicado: 2016-03-08
 
Outras notícias...

v. 17, n. 1 (2016): Revista de Direitos e Garantias Fundamentais


Capa da revista